metropoles.com

Lula desembarca em Brasília após giro pela Europa

O presidente Lula viajou à Europa na última quarta-feira (12/6) para participar de um fórum da OIT e da cúpula de líderes do G7

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente Lula, com bandeiras do Brasil e Itália ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula, com bandeiras do Brasil e Itália ao fundo - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília na noite deste sábado (15/6) após uma viagem oficial à Europa para participar da cúpula do G7, na Itália, e de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Suíça.

O chefe do Executivo retorna ao país em meio a um momento turbulento para o governo, com a pressão sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após a devolução da medida provisória que pretendia compensar a desoneração da folha de pagamentos, e sobre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indiciado pela Polícia Federal (PF).

Em conversa com a imprensa neste sábado, Lula afirmou que enquanto for presidente da República “Haddad jamais ficará enfraquecido”. O ministro, nos últimos dias, chegou a ser pressionado por integrantes do próprio governo.

“O Haddad jamais ficará enfraquecido enquanto eu for presidente da República. Porque ele é o meu ministro da Fazenda, escolhido por mim e mantido por mim. Então, é o seguinte: se o Haddad tiver uma proposta, o que vai acontecer? Ele vai me procurar e vai sentar para discutir economia comigo”, disse o presidente.

Lula viajou à Europa na última quarta-feira (12/6). Na Suíça, ele participou do Fórum Inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social, no âmbito da 112ª Conferência Internacional do Trabalho.

Logo depois, embarcou para a Itália, onde esteve na cúpula de líderes do G7. O presidente teve reuniões bilaterais com o papa Francisco, os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Turquia, Recep Erdogan, entre outras autoridades.

Em relação ao ministro das Comunicações, Lula afirmou que o chefe da pasta tem “direito de provar que é inocente”. Os dois devem se reunir nos próximos dias para definir o futuro de Juscelino no governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?