metropoles.com

Lula deixa Portugal e desembarca em Madri nesta terça (25)

Após passagem pelo país vizinho, Lula chega à Espanha. Ele terá encontro com o presidente Pedro Sanchéz, e almoço com o rei Felipe VI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 2
1 de 1 Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Madri, na Espanha, na manhã desta terça-feira (25/4). Antes, o mandatário passou por Portugal e discursou no Parlamento português.

Durante o dia, Lula terá encontro com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e um almoço com o rei Felipe VI.

Discurso e tumulto

Em portugal, durante sessão tumultuada, Lula comentou a guerra da Ucrânia, que aflige a Europa desde fevereiro de 2022. O presidente mudou o discurso e condenou as agressões da Rússia.

Lula condena “violação territorial” da Ucrânia durante sessão tumultuada em Lisboa

“O Brasil compreende a apreensão causada pelo retorno da guerra à Europa. Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia. Acreditamos em uma ordem internacional fundada no respeito ao direito internacional e na preservação das soberanias nacionais”, afirmou o petista, sem mencionar a Rússia.

Lula disse, porém, ser “preciso admitir que a guerra não poderá seguir indefinidamente” e defendeu que é “preciso falar da paz”. “Para chegar a esse objetivo, é indispensável trilhar o caminho pelo diálogo e pela diplomacia”, frisou o mandatário no discurso.

O presidente brasileiro afirmou que quem acredita em soluções militares para os problemas atuais “luta contra os ventos da História”. “Nenhuma solução de qualquer conflito, nacional ou internacional, será duradoura se não for baseada no diálogo e na negociação política”, disse.

O discurso de Lula foi interrompido em alguns momentos por protestos de 12 deputados do Chega, partido de extrema-direita. Os parlamentares seguravam cartazes com frases “Lugar de ladrão é na prisão” e “Chega de corrupção”, além de bandeiras da Ucrânia.

Os deputados do Chega também bateram na bancada do plenário. O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do Partido Socialista, precisou pedir respeito em certo momento. Em resposta, deputados da esquerda e ministros de Lula aplaudiram o presidente brasileiro de pé.

Agenda na Espanha

Às 12h, no horário de Brasília, Lula se encontrará com centrais sindicais espanholas e, mais tarde, participará do Encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha na Casa de América.

No período da tarde, por volta das 16h30, ele irá participar do Encontro Empresarial Brasil-Espanha, evento organizado pela Câmara de Comércio da Espanha com a perspectiva de mostrar o Brasil como um país aberto a receber novos investimentos europeus.

Na quarta-feira (26/4), Lula fará uma visita ao presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, sede do governo, no centro de Madri. O encontro será a partir das 5h. Depois disso, às 9h, o presidente terá um almoço com o rei Felipe VI no Palácio Real.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?