Lula chega ao velório do neto em São Bernardo
O ex-presidente obteve permissão judicial para deixar a sede da PF em Curitiba e se despedir do pequeno Arthur Lula da Silva
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao velório de seu neto, em São Bernardo do Campo (SP), por volta das 11h10 deste sábado (2/3). Ele chegou à cidade em um helicóptero, às 10h40. Lula está no Cemitério Jardim da Colina, onde a família se despede de Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que morreu nessa sexta-feira (1º), vítima de meningite.
Ao chegar ao local, o petista foi recebido por apoiadores. Centenas de pessoas aguardavam pelo ex-presidente aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”. O político tem autorização para permanecer no local com a família apenas por 1h30. Dessa maneira, o corpo do garoto será cremado por volta das 12h30.
Percurso
Lula deixou a sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, às 7h, depois de conseguir autorização para ir ao velório. Ele saiu da Superintendência da PF de helicóptero a caminho do aeroporto. De lá, pegou um avião cedido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), rumo a São Paulo. De SP, em outro helicóptero, seguiu para São Bernardo.
Arthur é velado no Cemitério Jardim da Colina, desde as 22h dessa sexta-feira (1º). O garoto chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da Rede D’Or, em Santo André, mas o quadro se agravou e ele não resistiu. O menino é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia.
Liberação
A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, autorizou a soltura do ex-presidente no fim da tarde de sexta (1º), após parecer favorável do Ministério Público. “Foi autorizada a participação de Lula no velório e, a fim de preservar a intimidade da família e garantir não apenas a integridade do preso mas a segurança pública, os detalhes do deslocamento serão mantidos em sigilo”, informou a Justiça Federal do estado.
O pedido de liberação foi protocolado pelo advogado Cristiano Zanin, defensor do ex-presidente. “O artigo 120, inciso I, da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/84) expressamente assegura o direito do cidadão em situação de encarceramento sair temporariamente do estabelecimento em que se encontra na hipótese de falecimento de descendente”, apontou em documento.
Veja fotos de Arthur e a família Lula da Silva:
Apoio
Ex-candidato à Presidência da República pelo PSol, Guilherme Boulos foi um dos primeiros a chegar ao Cemitério Jardim da Colina. Além dele, diversos políticos, principalmente do PT, estão no local. Adversário de Boulos nas eleições presidenciais de outubro passado, Fernando Haddad (PT-SP) entrou no cemitério, ainda no início da manhã, acompanhado da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.
Outros nomes importantes do PT já estão em São Bernardo, como a ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Lula, Benedita da Silva, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ex-senador Eduardo Suplicy, e o ex-presidente da legenda José Genoino.
Já a ex-presidente Dilma Rousseff desembarcou na cidade, por volta das 9h, acompanhada do ex-presidente do PT Rui Falcão. Os dois devem ficar até o fim da cerimônia, marcada para às 12h, quando o corpo da criança será cremado. Até lá, nomes do PCdoB, PSol e demais partidos que mantêm uma boa relação com Lula também deverão passar pelo local.
Entenda
Neto do ex-presidente petista, Arthur Araújo Lula da Silva morreu nessa sexta (1º), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da Rede D’Or, em Santo André (SP), mas o quadro se agravou e ele não resistiu. Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. Foi Sandro quem obteve autorização da Polícia Federal e informou o pai sobre a morte do menino. A partir daí começou o trâmite da defesa de Lula para garantir sua liberação.