metropoles.com

Lula defende que Robinho cumpra pena por estupro: “Crime imperdoável”

STJ irá analisar em 20 de março o pedido da Justiça da Itália para que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Miguel Schincariol/Getty Images
Robinho do Santos após marcar o gol marcado durante jogo entre Santos e Figueirense do Brasileirão Série A 2014 stj - metrópoles
1 de 1 Robinho do Santos após marcar o gol marcado durante jogo entre Santos e Figueirense do Brasileirão Série A 2014 stj - metrópoles - Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende que o ex-atleta Robson de Souza, o Robinho, cumpra no Brasil a pena por estupro coletivo à qual foi condenado na Itália. A declaração do petista ocorreu durante entrevista ao SBT Brasil.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) irá analisar em 20 de março o pedido da Justiça da Itália para que o ex-jogador cumpra a pena de nove anos por estupro coletivo, cometido em território italiano, no Brasil.

“Todas as pessoas que cometeram crime de estupro tem que ser presas. A pessoa precisa aprender que a relação sexual não é apenas o desejo de uma parte, é a concórdia das partes. Então, um homem, um jovem que tem dinheiro, um jovem rico, famoso, pratica estupro e coletivo e acha que não cometeu crime, acha que estava bêbado, cria vergonha, sabe?”, enfatizou Lula.

O Tribunal de Milão pediu, em 2022, para que o Brasil homologasse a sentença e transferisse a execução da pena para o país europeu. No entanto, a Constituição não permite a extradição de brasileiros para o cumprimento de penas no exterior.

“Então o estupro é um crime imperdoável. Então a pessoa tem que ser condenada, tem que ser julgada, tem que ser condenada. O Robinho já foi condenado na Itália e era para ele estar cumprindo pena, que agora vai ser julgado este mês”, completou o presidente.

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu que o pedido de transferência da execução penal da Itália para o Brasil respeita a legislação brasileira e o compromisso de repressão da criminalidade e cooperação jurídica do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?