metropoles.com

Lula defende financiamentos do BNDES: “Não é todo governo que faz”

O presidente Lula participou da assinatura de contratos do BNDES para financiamento de obras no Mato Grosso do Sul e Ceará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante outorga da medalha Oswaldo Cruz, em cerimônia no Palácio do Planalto Metrópoles 1
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante outorga da medalha Oswaldo Cruz, em cerimônia no Palácio do Planalto Metrópoles 1 - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (26/9) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie obras de estados e municípios pelo país e criticou governos anteriores por diminuir os investimentos da instituição.

“Não é em todo o governo que o BNDES faz financiamento. O BNDES foi criado para ser um banco de desenvolvimento para fortalecer a indústria brasileira, mas não só. Também para ajudar os estados e as cidades brasileiras”, disse o chefe do Executivo.

A declaração foi dada durante uma reunião para assinatura de contratos com os governos do Mato Grosso do Sul e do Ceará para custear obras de pavimentação e de saneamento no âmbito no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O total dos investimentos é de R$ 3,3 bilhões.

O petista ressaltou o desejo de fazer com que o BNDES e bancos públicos sejam “incentivadores do crescimento” do país.

“No mandato do governo do passado, o BNDES existia só para devolver dinheiro para o governo federal, não existia para fazer investimento. E os outros bancos a mesma coisa. E nós queremos que os bancos sejam os principais também incentivadores do crescimento econômico”, pontuou.

Durante a reunião, Lula também voltou a falar que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vai crescer mais do que a projeção de analistas. “Eu estou fazendo uma aposta que a gente vai chegar a 3,5% [de crescimento]”, disse o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?