metropoles.com

Lula defende fim de imposto sobre PLR e critica isenção de dividendos

Lula afirmou que “não é justa” a cobrança do IR sobre a participação nos lucros (PLR), enquanto divididendos de acionistas são isentos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida do presidente Lula em discurso com jaqueta laranja da Petrobras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula em discurso com jaqueta laranja da Petrobras - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (15/8), o fim da cobrança do imposto de renda sobre a participação nos lucros e resultados, conhecida como PLR. O montante é uma espécie de bônus pago a funcionários como forma de recompensa pelo desempenho da empresa.

Citando o caso da Petrobras, o chefe do Executivo comparou a situação à isenção sobre dividendos pagos a acionistas. Lula defendeu que a diferença na tributação “não é justa”.

“Os acionistas da Petrobras, no final do ano, tiveram R$ 450 bilhões distribuídos como dividendo para os acionistas e eles não pagam 1 centavo de imposto de renda. Então, não é justo”, avaliou o titular do Planalto.

Durante uma visita à fábrica da montadora Renault, São José dos Pinhais (PR), o chefe do Executivo foi cobrado por sindicalistas sobre a isenção. Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que acaba com a cobrança do IR sobre a PLR.

Lula prometeu aprovar o fim da cobrança. “Eu só quero dizer para vocês que essa questão do PLR está na minha cabeça há muito tempo”, disse o chefe do Executivo.

“Eu só estou esperando a oportunidade para que a gente possa dar o bote e aprovar o fim do imposto de renda no PLR para o povo brasileiro”, garantiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?