metropoles.com

Lula defende China e diz que “teve gente poluindo o planeta antes”

Segundo Lula, durante a COP de 2009, os países ricos entraram em acordo para responsabilizar a China pela poluição do planeta Terra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula China
1 de 1 Lula China - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, durante o quadro Conversa com o Presidente — diretamente de Bruxelas, na Bélgica —, a China. Segundo o mandatário brasileiro, durante a COP de 2009, os países ricos entraram em acordo para acusar o asiático pela poluição mundial, mas o Brasil, segundo o presidente, não aceitou.

“A primeira COP [Conferência das Partes – Conference of the Parties]  que eu participei para discurtir a questão ambiental foi em 2009, na Dinamarca. Naquela COP, havia uma comunhão de interesse dos países ricos para culpar a China pela poluição do mundo”, contou Lula.

“[…] Todo mundo queria culpar a China, e o Brasil disse ‘não’. A gente não vai culpar a China porque teve gente poluindo o planeta antes da China. Não foi a China que fez a revolução industrial. A revolução industrial que poluiu o planeta, vem de 200 anos atrás. Eu quero saber se as pessoas estão pagando a dívida que têm com o planeta Terra”, pontuou o mandatário.

De acordo com Lula, o encontro, à época, também serviu para que os mesmos países que acusaram, segundo ele, a China, fizessem promessas ambientais que nunca cumpriram.

“Ali, as pessoas prometeram que dariam US$ 100 bilhões por ano para ajudar a cuidar do planeta. Até agora, não deram e me parece que não querem dar. Eu disse na reunião que é melhor dizer a verdade: se não quer dar o dinheiro, diga que não quer dar. Não fica alimentando de ilusão os países pobres”, completou Lula.

A revolução industrial foi um processo tecnológico histórico que teve início na Inglaterra, em meados do século 18 e se espalhou rapidamente pelo restante do mundo. Foi com a revolução industrial que começaram a ser criados os processos mecanizados para substituir a força bruta e animal e, consequentemente, aumentar a produção em larga escala.

Agenda em Bruxelas

A transmissão do Conversa com o Presidente desta semana ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, onde o chefe do Executivo federal participa da terceira cúpula birregional entre os europeus e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Bruxelas, na Bélgica.

7 imagens
Lula com os reis da Bélgica
Lula desembarca na Bélgica para cúpula entre Celac e União Europeia
Lula e a presidente da da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica
Lula discursou na cúpula de Bruxelas, na Bélgica
1 de 7

Lula está reunido com líderes progressistas europeus e latino-americanos

Ricardo Stuckert/Divulgação/Presidência/Secom
2 de 7

Lula com os reis da Bélgica

Ricardo Stuckert/PR
3 de 7

Lula desembarca na Bélgica para cúpula entre Celac e União Europeia

Ricardo Stuckert/Divulgação
4 de 7

Ricardo Stuckert/Presidência da República
5 de 7

Lula e a presidente da da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica

Secom/PR
6 de 7

Lula discursou na cúpula de Bruxelas, na Bélgica

Reprodução/TV Brasil
7 de 7

Presidente Lula, Ursula Von der Leyen e Pedro Sánchez, premiê da Espanha

Secom/PR

Os líderes das duas regiões do globo se reúnem após hiato de oito anos desde o último encontro de cúpula que faz a ponte entre América Latina e União Europeia.

No total, o evento deve reunir chefes de Estado e de governo de 60 países — entre 33 nações latinas e caribenhas e 27 europeias. A sessão de abertura ocorreu às 9h30 no horário local (4h30 em Brasília) da última segunda-feira (17/7).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?