Lula decide desfilar em carro aberto na cerimônia de posse em Brasília
Equipe de segurança chegou a cogitar a possibilidade de o desfile ser em carro blindado. No entanto, Lula optou pelo Rolls-Royce conversível
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai desfilar em carro aberto em sua cerimônia de posse. A equipe de segurança de Lula chegou a cogitar a possibilidade de o petista utilizar um veículo blindado. Neste domingo (1º/1), no entanto, foi confirmada a passagem pela Esplanada dos Ministérios no tradicional Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, um automóvel conversível.
Lula rejeitou a recomendação da segurança e optou pelo carro aberto para estar em contato com o público. O presidente da República eleito considerou que não pode ficar refém de ameaças. Entretanto, em caso de chuva o veículo fechado pode ser utilizado.
O trajeto do desfile será da Catedral de Brasília para o Congresso Nacional. Segundo publicou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, caberá ao sargento do Exército Elias Reis dirigir o veículo – que já passou pelo “crivo” de um cão da equipe antibomba.
Elias é um dos assessores de Lula como ex-presidente da República. Segundo apurou a coluna, foi o próprio militar quem pediu para pilotar o carro na posse.
Movimentação na Esplanada
A Esplanada dos Ministérios começou a receber o público para a posse do presidente eleito nas primeiras horas da manhã deste domingo (1°/1). Apoiadores do novo chefe do Executivo Federal chegaram cedo, na tentativa de conseguir o melhor lugar para vê-lo subir a rampa do Palácio do Planalto.
Por volta das 9h, a fila formada alcançava quilômetros de extensão, na altura da 202 Norte. Do Eixo Cultural Ibero-Americano até a Rodoviária do Plano Piloto, o público também enfrenta longa espera para acessar a Esplanada.
Em alguns pontos, a fila passa de 4km. Antes das 7h, diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias de acesso N1 e S1, rumo ao gramado central da Esplanada dos Ministérios, de onde cerca de 300 mil pessoas acompanharão o evento. Na região, ambulantes vendem bandeiras, camisetas, alimentos e bebidas.
O cortejo que desfilará pela Esplanada sairá da Catedral Metropolitana com destino ao Congresso Nacional às 14h.
A passagem da faixa está marcada para começar às 15h. Na Praça dos Três Poderes, onde o público verá de perto Lula colocar a faixa presidencial, a capacidade máxima é de 40 mil espectadores.
Veja vídeo da movimentação: