metropoles.com

Lula debate assistência a famílias antes de retornar ao RS esta semana

O presidente Lula planeja voltar ao RS nesta quarta-feira (14/3) após definir medidas para ajudar população que teve prejuízos com enchentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao Rio Grande do Sul (RS) pela terceira vez desde o início das chuvas que provocaram o maior desastre natural do estado. Antes, o chefe do Executivo discute um pacote de medidas para auxiliar famílias que tiveram prejuízos com as enchentes.

Na manhã dessa segunda-feira (13/5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou que o governo federal trabalha para oferecer um auxílio financeiro às famílias afetadas. Alguns projetos foram apresentados para Lula e a ideia seria “amadurecida” nesta terça-feira (14/5).

A proposta é que o governo ofereça apoio para que as famílias reconstruam suas vidas após a tragédia.

“Nós elaboramos alguns cenários e devemos levar para o presidente ainda hoje e amadurecer até amanhã para eventualmente anunciar ainda essa semana um apoio direto às famílias, para além daqueles anunciados pelo ministério da Previdência e do Trabalho”, afirmou a jornalistas.

Uma nova rodada de anúncios para o estado gaúcho está marcada para esta terça. Na quarta-feira (14/5), o presidente volta ao Rio Grande do Sul para se reunir com o governador, Eduardo Leite (PSDB), e anunciar novas ações.

O governo federal já anunciou a suspensão do pagamento da dívida do estado com a União por três anos. A medida deve aliviar cerca de R$ 12 bilhões aos cofres do estado, que deve investir o montante em projetos de reconstrução da infraestrutura. O valor total do débito é de R$ 92,8 bilhões.

Medidas como a antecipação de pagamentos do Bolsa Família e do Vale Gás também haviam sido divulgadas pelo governo na última semana.

Lula deseja voltar ao RS

Desde a semana passada, o chefe do Executivo tem enfatizado o desejo de voltar ao estado gaúcho, especialmente após a água abaixar para verificar o estrago deixado pelas chuvas.

“Quando a água baixar, eu quero visitar todas as cidades que foram afundadas na água para olhar na cara dos meus irmãos e dizer: ‘Eu vou cuidar de vocês'”, disse, em evento na sexta-feira (10/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?