Lula debate assistência a famílias antes de retornar ao RS esta semana
O presidente Lula planeja voltar ao RS nesta quarta-feira (14/3) após definir medidas para ajudar população que teve prejuízos com enchentes
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao Rio Grande do Sul (RS) pela terceira vez desde o início das chuvas que provocaram o maior desastre natural do estado. Antes, o chefe do Executivo discute um pacote de medidas para auxiliar famílias que tiveram prejuízos com as enchentes.
Na manhã dessa segunda-feira (13/5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou que o governo federal trabalha para oferecer um auxílio financeiro às famílias afetadas. Alguns projetos foram apresentados para Lula e a ideia seria “amadurecida” nesta terça-feira (14/5).
A proposta é que o governo ofereça apoio para que as famílias reconstruam suas vidas após a tragédia.
“Nós elaboramos alguns cenários e devemos levar para o presidente ainda hoje e amadurecer até amanhã para eventualmente anunciar ainda essa semana um apoio direto às famílias, para além daqueles anunciados pelo ministério da Previdência e do Trabalho”, afirmou a jornalistas.
Uma nova rodada de anúncios para o estado gaúcho está marcada para esta terça. Na quarta-feira (14/5), o presidente volta ao Rio Grande do Sul para se reunir com o governador, Eduardo Leite (PSDB), e anunciar novas ações.
O governo federal já anunciou a suspensão do pagamento da dívida do estado com a União por três anos. A medida deve aliviar cerca de R$ 12 bilhões aos cofres do estado, que deve investir o montante em projetos de reconstrução da infraestrutura. O valor total do débito é de R$ 92,8 bilhões.
Medidas como a antecipação de pagamentos do Bolsa Família e do Vale Gás também haviam sido divulgadas pelo governo na última semana.
Lula deseja voltar ao RS
Desde a semana passada, o chefe do Executivo tem enfatizado o desejo de voltar ao estado gaúcho, especialmente após a água abaixar para verificar o estrago deixado pelas chuvas.
“Quando a água baixar, eu quero visitar todas as cidades que foram afundadas na água para olhar na cara dos meus irmãos e dizer: ‘Eu vou cuidar de vocês'”, disse, em evento na sexta-feira (10/5).