metropoles.com

Lula cutuca Musk em pronunciamento: “Nossa soberania não está à venda”

A declaração do presidente Lula ocorreu em pronunciamento em rede nacional na noite desta sexta-feira (6/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Lula Planalto
1 de 1 Lula Planalto - Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o pronunciamento em rede nacional, na noite desta sexta-feira (6/9), para “cutucar” o bilionário sul-africano Elon Musk.  O líder do Planalto afirmou que o país será intolerante a quem desafiar a legislação brasileira, independentemente da fortuna.

“Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda”, afirmou no pronunciamento.

A fala, embora não cite diretamente o dono do X (antigo Twitter) diretamente, o atinge pelo contexto da recente polêmica envolvendo a plataforma no país. O Supremo Tribunal Federal (STF), na última semana, suspendeu o funcionamento da rede social no país.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a suspensão até que decisões judiciais da Corte sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas, além de determinar a indicação de um representante da empresa no país. A decisão foi referendada pela Primeira Turma do STF.

Defesa da Democracia

Lula, no discurso desta sexta, ainda destacou que nenhum país é independente sem o exercício pleno da Democracia. “Democracia não é um pacto de silêncio, é um debate entre as opiniões divergentes que compõem a sociedade”, disse.

“Em momentos decisivos da história, a defesa da democracia é capaz de unir adversários de longa data, foi assim na construção na aliança para garantir a governabilidade do país após as eleições de 2022 e foi assim no 8 de janeiro de 2023, quando democratas de quase todos os partidos se uniram para derrotar a tentativa de golpe”, afirmou o presidente.

Vale lembrar que o pronunciamento já estava gravado antes da crise que levou à demissão do ministro dos Diretos Humanos, Silvio Almeida. Lula tomou a decisão após acusações de assédio sexual virem à tona.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?