metropoles.com

Lula critica imprensa por tratar crise na Venezuela “como a 3ª Guerra”

Em entrevista, Lula falou pela primeira vez sobre as eleições na Venezuela e sobre contestação à vitória de Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula e Nicolás Maduro, ditador da Venezuela -- Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Nicolás Maduro, ditador da Venezuela -- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a cobertura da imprensa brasileira sobre as eleições na Venezuela. Em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso, o chefe do Executivo disse que a mídia trata a crise “como se fosse a Terceira Guerra Mundial”, mas considerou que “não tem nada de anormal”.

Em trecho da entrevista, Lula considera não ver gravidade na situação do país vizinho. “Não tem nada de grave, nada de assustador”, comenta.

“A nota do Partido dos Trabalhadores elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. Ao mesmo tempo, reconhece que o tribunal eleitoral já reconheceu [Nicolás] Maduro como vitorioso. Mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial, mas não tem nada de anormal”, disse o presidente do Brasil.

A conversa ainda não foi ao ar, mas trechos foram publicados pela emissora nas redes sociais. Na entrevista, Lula também afirmou que, se as atas da votação forem publicadas, o governo tem a “obrigação de reconhecer” o resultado do pleito que deu a vitória a Nicolás Maduro.

“Na hora que tiver apresentadas as atas e for consagrada que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral na Venezuela”, pontuou.

Ele também rechaçou a proposta de assinatura de um comunicado conjunto entre Brasil, México e Colômbia para cobrar transparência nas eleições.

“Acho que não é necessário muita coisa. É necessário o seguinte: O presidente Maduro sabe perfeitamente bem que quanto mais transparência houver, mais chance terá de ter tranquilidade para governar a Venezuela”, ressaltou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?