metropoles.com

Lula critica exclusão de latinos e africanos na ONU: “Anomalia”

Lula recebeu o presidente do Benim, Patrice Talon, nesta quinta-feira (23/5) e citou a reforma no Conselho de Segurança da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula e o presidente do Benim, Patrice Talon
1 de 1 Lula e o presidente do Benim, Patrice Talon - Foto: Reprodução

Durante a visita oficial do presidente do Benim, Patrice Talon, a Brasília, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a criticar a ausência de representantes de países africanos e da América Latina no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

O chefe do Executivo brasileiro classificou a exclusão como uma “anomalia”, e afirmou que o mesmo tratamento não pode ser dado ao acesso da tecnologia de inteligência artificial.

“Não faz sentido que a América Latina e a África não tenham representação no Conselho de Segurança [da ONU]. Não podemos permitir que esse tipo de anomalia também se torne a regra no tratamento de inteligência artificial. É necessário um modelo de governança capaz de conter os riscos dessa tecnologia”, destacou o presidente Lula.

A reforma de mecanismos de governança global, como Conselho de Segurança, é uma das prioridades da Presidência do Brasil no G20.

Em discurso, os dois presidentes ressaltaram a cooperação entre os países e os laços históricos, que remontam o período da escravidão. “O Brasil tem muito a aprender e a contribuir nos debates sobre memória, restituição, reparação e reconstrução”, pontuou Lula.

Patrice Talon afirmou que “todos os brasileiros afrodescendente são belinenses”, lembrando que o país deve aprovar uma lei para conferir a cidadania do país a afrodescendentes ao redor do mundo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?