metropoles.com

Lula critica associação de entrevista à alta do dólar: “Cretinos”

Declaração de Lula foi dada durante discurso do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva na durante evento de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva na durante evento de governo - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as manchetes que atribuíram a alta do dólar às suas declarações em entrevista ao portal Uol. Na ocasião, o titular do Planalto negou cortes de gastos no governo.

Durante discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, nesta quinta-feira (27/6), Lula chamou comentaristas de “cretinos” e afirmou a subida já ocorria antes da entrevista.

“Quando eu terminei a entrevista, a manchete de comentaristas era que o dólar subiu pela entrevista do Lula. Os cretinos não perceberam que o dólar subiu 15 min antes de eu dar a entrevista”, criticou o presidente.

Na entrevista ao portal, Lula avaliou que é necessário estudar se “precisa efetivamente” cortar gastos e negou a chance de mexer em programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No mesmo dia, o dólar chegou a R$ 5,51, maior valor em dois anos e meio.

“O problema não é que tem que cortar, o problema é saber se precisa efetivamente cortar, ou se a gente precisa aumentar a arrecadação. Temos que fazer essa discussão”, afirmou o presidente.

“Não considero isso gasto, gente, pelo amor de Deus. A palavra ‘salário mínimo‘ é o mínimo e o ‘minimório’ que uma pessoa precisa para sobreviver. Se eu acho que eu vou resolver o problema da economia brasileira apertando o mínimo do mínimo, eu estou desgraçado, cara, eu não vou para o céu. Eu ficaria no purgatório”, declarou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?