metropoles.com

Lula cria Dia do Pastor e reconhece em lei importância da arte cristã

Além da data que homenageia pastores, foi sancionada a lei que reconhece expressões artísticas cristãs como manifestação cultural nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divugação
Imagem colorida de Lula com evangélicos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula com evangélicos - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divugação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou duas leis que agradam ao público evangélico do país. A primeira delas, Lei nº 14.969, reconhece as expressões artísticas cristãs e os reflexos e as influências do cristianismo, além de seus aspectos religiosos, como manifestação cultural nacional.

A outra institui o Dia Nacional da Pastora e do Pastor Evangélico, a ser celebrado todos os anos no segundo domingo do mês de junho – mas sem ser feriado nacional.

Ambas as leis foram aprovadas pelo Congresso Nacional e publicadas no Diário Oficial da União nesta nesta segunda-feira (16/9).

Aproximação

O governo de Lula executa um plano de aproximação de evangélicos, grupo com alto índice de desaprovação à gestão petista. Neste ano, o Partido dos Trabalhadores criou até uma cartilha com recomendações para lidar com os cristãos.

O manual foi assinado pela Fundação Perseu Abramo, do PT. Entre as orientações, consta a indicação para não tratar evangélicos como fundamentalistas. “Ainda que haja vários evangélicos conservadores ou moralistas, não convém unificá-los sobre esse tipo de classificação, muito menos de fundamentalistas, pois, como já dizia o pastor Harry Emerson Fosdick, ‘todo fundamentalista é conservador, mas nem todo conservador é fundamentalista’”, diz texto da cartilha.

O documento produzido pela fundação também pede que não se associe a religião a erros cometidos por pastores específicos, como os que roubam ou comentem assédio, casos extraconjugais com fiéis. “Todas as pessoas cometem pecados. É inócuo – e pode soar como perseguição religiosa – tentar associar e generalizar erros ou crimes de evangélicos”, diz o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?