metropoles.com

Lula cria bolsa para apoiar educação de população em situação de rua

Pela nova lei, o governo precisará promover inserção no mercado de trabalho e apoio à permanência na educação. Falta regulamentação

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Presidência
Imagem colorida mostra o presidente Lula segurando microfone em reunião no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente Lula segurando microfone em reunião no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira (17/1), a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua. A proposta é de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e prevê bolsas para quem participar de cursos profissionalizantes e outras formas de educação.

Além dos auxílios, estão previstos também subsídios para alimentação e deslocamento. A lei estabelece medidas para promover a qualificação profissional, aumento da escolaridade, garantia de direitos e ampliação de oportunidades de trabalho e renda para a população em situação de rua.

Valores, prazos e regras para as bolsas ainda dependem de reglamentação da nova lei, o que não tem previsão para acontecer.

Para atingir os objetivos, a União poderá firmar acordos com entidades públicas e privadas. As medidas deverão seguir três eixos principais:

  • Incentivo à geração de oportunidades e contratação das pessoas em situação de rua;
  • Apoio da permanência dessa população nos estudos, como por meio de bolsas de estudo;
  • Políticas de facilitação para acesso ao microcrédito.

Em dezembro, Lula anunciou o investimento de R$ 982 milhões a outro programa a essa população, esse voltado para ações de combate à violência, assistência social, segurança alimentar e saúde da população em situação de rua.

Na solenidade, o presidente assinou também a lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a “aporofobia”, ou seja, a rejeição aos pobres, pela “arquitetura hostil” contra as pessoas no espaço público.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?