Lula convida países amazônicos a zerar desmatamento na região até 2030
Presidente Lula participou de reunião técnico-científica da Amazônia, em Letícia, na Colômbia, neste sábado (8/7)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, em reunião técnico-científica sobre a Amazônia, sobre os desafios que os países que dividem a maior floresta tropical do mundo têm em comum, como evitar a destruição e criar condições para o desenvolvimento sustentável das populações. Lula discursou, neste sábado (8/7), em Letícia, na Colômbia, que faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.
No evento, Lula convidou os demais países amazônicos (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) a acompanhar o compromisso que o governo brasileiro já fez, de zerar o desmatamento ilegal da floresta até 2030.
“Meu governo está comprometido em zerar o desmatamento até 2030. Esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na cúpula”, disse Lula, sobre a Cúpula de Belém, que vai reunir estes países na capital paraense, em agosto.
“Quando recebi o convite do presidente Gustavo Petro [da Colômbia] para participar desta reunião, achei excelente a ideia de começar em Letícia os trabalhos preparatórios do encontro de Belém. Esta é a primeira vez na história em que o Brasil e a Colômbia têm, ao mesmo tempo, governos progressistas que partilham do compromisso de levar a Amazônia para o centro de suas políticas. O que se faz num canto da América do Sul repercute em outro. Por isso nossa cooperação é tão importante. O desmatamento na Amazônia afeta o regime de chuvas no Cone Sul, ameaçando o abastecimento de água para o consumo humano e para atividades econômicas”, discursou Lula.
Veja um trecho da fala do presidente brasileiro:
“Cuidar da Amazônia é, ao mesmo tempo, um privilégio e uma responsabilidade”, diz @LulaOficial.
Presidente participa neste sábado (8) do encerramento de reunião Técnico-Científica da Amazônia na Colômbia. pic.twitter.com/1T0bbr0h3o
— Metrópoles (@Metropoles) July 8, 2023
“Com a realização dos Diálogos Amazônicos nos dias que antecederão a Cúpula de Belém, reuniremos a sociedade civil e a academia em sessões que resultarão em recomendações de ações concretas. Queremos estabelecer um comitê de especialistas da Amazônia, inspirado no Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC), para gerar conhecimento e produzir recomendações baseadas na ciência. A formação de redes de contato entre universidades e instituições de pesquisa contribuirá para estimular a produção de conhecimento local, dinamizar as economias e criar oportunidades para nossa juventude, tão carente de alternativas de estudo e trabalho”, disse Lula, em discurso lido.