metropoles.com

Lula conversa com presidente do México sobre invasão à embaixada

Após a polícia do Equador invadir a embaixada do México no país, Lula manifestou solidariedade ao presidente López Obrador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente Lula durante assinatura de Contratos de Concessão de Rodovias do Paraná - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula durante assinatura de Contratos de Concessão de Rodovias do Paraná - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Em conversa por telefone, nesta terça-feira (9/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pela invasão à embaixada do país em Quito, no Equador.

O episódio aconteceu na última sexta-feira (5/4), quando forças de segurança equatorianas invadiram o local e prenderam Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador, condenado por corrupção no país. Após o caso, o governo mexicano rompeu relações diplomáticas com Quito.

Ao presidente mexicano, Lula classificou o episódio como uma “grave ruptura do direito internacional” e reforçou que irá acompanhar o tema na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), bloco que reúne países da América Latina.

Além disso, o chefe do Executivo afirmou que quer viajar ao México ainda neste ano, antes de Obrador finalizar o mandato, para estreitar os laços econômicos e empresariais entre os países.

Invasão

Policiais do Equador invadiram e prenderam o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas. Condenado a 6 anos de prisão por corrupção em um caso que envolve a Odebrecht, ele tinha recebido asilo político do governo mexicano.

A invasão causou reação imediata do presidente mexicano. Obrador anunciou, na madrugada de sábado (6/4), que suspendeu as relações diplomáticas com o Equador.

O ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas recebeu asilo político do México e estava na embaixada desde dezembro do ano passado. Ele alega ser vítima de uma “perseguição” da Procuradoria-Geral do Equador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?