Lula confirma viagem aos EUA para reunião com Biden em 10 de fevereiro
Presidente Lula vinha negociando desde o período de transição a primeira agenda institucional com o líder norte-americano
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que irá aos Estados Unidos em 10 de fevereiro para se reunir com o presidente do país, Joe Biden. A agenda com o líder norte-americano vinha sendo negociada desde o período de transição. A confirmação da viagem oficial foi feita pelo próprio Lula, na quarta-feira (18/1), durante evento no Palácio do Planalto.
“Eu estou aqui para a gente construir, reconstruir a nossa imagem no exterior. Já agora, domingo eu vou na Argentina, dia 10 eu vou nos Estados Unidos, em março eu vou na China”, disse Lula. Em seguida, ele anunciou que também vai receber os líderes da Alemanha, Olaf Scholz, e da França, Emmanuel Macron, no Brasil. “Nós vamos fazer com que o Brasil vire protagonista internacional outra vez e respeitado.”
Os Estados Unidos serão o terceiro país visitado por Lula em seu terceiro mandato. Ele estará em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 23 e 24, para encontro com o presidente Alberto Fernández e para participar da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Já no dia 25, Lula irá a Montevidéu, no Uruguai, para visita oficial ao país vizinho.
Lula e Biden conversaram por telefone sobre os atos terroristas que assolaram o centro de Brasília no dia 8 de janeiro. Em comunicado à imprensa, Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia brasileira e ao povo brasileiro, que elegeu Lula nas eleições presidenciais do ano passado.
Entre os temas que os dois devem tratar, estão:
- mudança do clima;
- desenvolvimento econômico;
- paz e segurança.