metropoles.com

Lula confirma encontros com líderes da Câmara e do Senado nesta 2ª

Lula está se dedicando à articulação do governo após semana difícil e atendendo pedidos do presidente da Câmata, Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Arthur Lira e Lula se abraçam em cumprimento. Em sua primeira agenda em Brasília após as eleições, Lula se encontra com Arthur Lira na residência oficial da Câmara dos Deputados
1 de 1 Arthur Lira e Lula se abraçam em cumprimento. Em sua primeira agenda em Brasília após as eleições, Lula se encontra com Arthur Lira na residência oficial da Câmara dos Deputados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber líderes partidários da Câmara dos Deputados, às 17h, e do Senado Federal, às 18h, nesta segunda-feira (5/4). As reuniões não estavam inicialmente na agenda do petista, mas foram convocadas após café da manhã que Lula tomou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conforme noticiado na coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

Após uma semana difícil para o governo, que precisou lutar para garantir a aprovação da medida provisória que desenhou a estrutura da nova Esplanada dos Ministérios, Lula resolveu entrar pessoalmente na articulação política e fazer corpo a corpo com os parlamentares.

Lira tem criticado o distanciamento entre Lula e o Congresso e reclamado dos articuladores que Lula escolheu e do que ele considera uma falta de disposição do governo em ser mais aberto às demandas dos parlamentares.

Mudanças

Na reunião com Lira, na manhã desta segunda, Lula se comprometeu também a dialogar com os chefes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal antes de enviar medidas provisórias (MPs) ao Congresso Nacional.

A informação foi compartilhada por Lira em entrevista à emissora CNN Brasil. Segundo o deputado, que é crítico ao rito atual de tramitação das MPs no Congresso, não há consenso entre as Casas Legislativas sobre como as matérias devem tramitar.

“Uma coisa ficou clara hoje: o presidente falou que ia exigir de seus ministros, que, antes do envio de qualquer MP, o governo conversasse com os presidentes do Senado e da Câmara, porque não há uma pacificação sobre o rito de votação das MPs”, explicou o presidente da Câmara.

Apesar de ter entrada em campo na articulação, Lula está tomando cuidado para não esvaziar as funções do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. Padilha é quem está ligando para os líderes para a reunião e estará na conversa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?