Lula confirma encontros com líderes da Câmara e do Senado nesta 2ª
Lula está se dedicando à articulação do governo após semana difícil e atendendo pedidos do presidente da Câmata, Arthur Lira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber líderes partidários da Câmara dos Deputados, às 17h, e do Senado Federal, às 18h, nesta segunda-feira (5/4). As reuniões não estavam inicialmente na agenda do petista, mas foram convocadas após café da manhã que Lula tomou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conforme noticiado na coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.
Após uma semana difícil para o governo, que precisou lutar para garantir a aprovação da medida provisória que desenhou a estrutura da nova Esplanada dos Ministérios, Lula resolveu entrar pessoalmente na articulação política e fazer corpo a corpo com os parlamentares.
Lira tem criticado o distanciamento entre Lula e o Congresso e reclamado dos articuladores que Lula escolheu e do que ele considera uma falta de disposição do governo em ser mais aberto às demandas dos parlamentares.
Mudanças
Na reunião com Lira, na manhã desta segunda, Lula se comprometeu também a dialogar com os chefes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal antes de enviar medidas provisórias (MPs) ao Congresso Nacional.
A informação foi compartilhada por Lira em entrevista à emissora CNN Brasil. Segundo o deputado, que é crítico ao rito atual de tramitação das MPs no Congresso, não há consenso entre as Casas Legislativas sobre como as matérias devem tramitar.
“Uma coisa ficou clara hoje: o presidente falou que ia exigir de seus ministros, que, antes do envio de qualquer MP, o governo conversasse com os presidentes do Senado e da Câmara, porque não há uma pacificação sobre o rito de votação das MPs”, explicou o presidente da Câmara.
Apesar de ter entrada em campo na articulação, Lula está tomando cuidado para não esvaziar as funções do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. Padilha é quem está ligando para os líderes para a reunião e estará na conversa.