Lula condecora Macron com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a mais alta honraria concedida a cidadãos estrangeiros
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu ao presidente da França, Emmanuel Macron, o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A condecoração ocorreu nesta quinta-feira (28/3), durante a passagem do líder francês pelo Brasil.
A medalha é a mais alta honraria brasileira concedida a cidadãos estrangeiros. A medalha já foi dada a outros chefes de Estado, como o ex-presidente argentino Alberto Fernandez e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
A Ordem engloba os seguintes graus: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Em cerimônia no Palácio do Planalto, o líder francês também concedeu a insígnia da ordem nacional da Legião de Honra, no grau de oficial à primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva. O presidente Lula já possui a honraria em seu grau máximo, por isso, a esposa foi condecorada.
A visita de Macron ao Brasil se encerra nesta quinta, após uma série de agendas do francês pelo país. O presidente chegou ao Brasil na terça (26/3) e passou por Belém (PA), Itaguaí (RJ) e São Paulo (SP), antes de desembarcar em Brasília.
Em reunião bilateral, nesta quinta-feira (28/3), os líderes assinaram 21 acordos, incluindo um plano de parceria estratégica, que prevê ações conjuntas nas áreas de meio ambiente, defesa e tecnologia. Além disso, foi firmada uma declaração de intenções para a retomada do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica.
No primeiro dia de viagem, Macron concedeu a medalha Legião de Honra, maior condecoração francesa, ao cacique Raoni, em reconhecimento à luta do ativista pelos direitos dos povos indígenas.