Lula concede Grã-Cruz, mais alto grau da Ordem de Rio Branco, a Janja
As cantoras Elza Soares, Gal Costa, Rita Lee, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Don Phillips também receberam a honraria
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condecorou sua esposa, a socióloga Rosângela Janja da Silva, com a medalha Grã-Cruz, mais alto grau da Ordem de Rio Branco, entregue àqueles reconhecidos pelos “serviços meritórios e virtudes cívicas”, com o objetivo de “estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”.
Nas redes sociais, Janja, que está doente, agradeceu à honraria. “Reafirmo meu compromisso em trabalhar por um Brasil mais justo e solidário para todas e todos”.
Veja:
Bom dia, pessoal! Nesta terça eu participaria de três agendas: a formatura dos alunos do curso de Padaria Artesanal, projeto da nossa querida @lualckmin_ , a formatura do Instituto Rio Branco @irbr_mre e a condecoração da Ordem de Rio Branco, no @ItamaratyGovBr, que homenageia…
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) November 21, 2023
As cantoras Elza Soares, Gal Costa, Rita Lee, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Don Phillips também foram condecorados com a Ordem, em ato oficializado em portaria publicada nesta terça-feira (21/11), no Diário Oficial da União (DOU).
Lula também concedeu a medalha do mérito de Rio Branco às pessoas envolvidas no resgate dos brasileiros e seus familiares em Israel e na Faixa de Gaza.
O petista também admitiu o título a Lu Alckmin, esposa do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.
Nomes como dos ministros Jader Filho, Margareth Menezes, Simone Tebet, Esther Dweck, Luciana Santos, Cida Gonçalves, Anielle Franco, Silvio Almeida, Sônia Guajajara e Vinícius de Carvalho figuram na lista.
Além do ministro Cristiano Zanin, nomeado por Lula a ocupar uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ativista indígena Raoni Metuktire.