metropoles.com

Lula comemora fechamento de acordo entre Mercosul e UE

Presidente Lula desejava o fechamento do acordo comercial, anunciado nesta sexta-feira em cúpula de líderes realizada no Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula foi alvo de um plano de assassinato e golpe por militares, apontou a PF.
1 de 1 O presidente Lula foi alvo de um plano de assassinato e golpe por militares, apontou a PF. - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta sexta-feira (6/12), a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

“Após mais de duas décadas, concluímos as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, escreveu no X, com uma foto dos presidentes do bloco latino-americano e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A assinatura ocorreu na cúpula de líderes do Mercosul, no Uruguai, após anos de negociação intensa. Von der Leyen ressaltou que o texto é “benéfico para a Europa” e assegurou que o setor do agronegócio, resistente ao contrato, não sofrerá com isso.

“Aos produtores agrícolas, ouvimos e somos cientes das suas preocupações, estamos atuando com respeito, e esse acordo tem salva guardas robustas, com proteção a alimentos e bebidas”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, nesta manhã.

Segundo von der Leyen, o tratado “vai poupar 4 bilhões de euros a empresas europeias, enquanto expande nosso mercado e abre emprego para ambas as partes”.

O Brasil desejava o fechamento do acordo, sendo mais uma vitória para a diplomacia do governo Lula após mais de 20 anos de negociações. França e Argentina representavam oposição ao termo, mas foram vencidos.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, usou o X para celebrar o acordo Mercosul-UE. “Após 25 anos de negociações, celebramos um acordo histórico para a nossa região: o acordo comercial Mercosul-UE. Uma oportunidade única para o Paraguai atrair investimentos, fortalecer sua competitividade e se projetar para o mundo com maior força”, escreveu o líder também presente na cúpula do Uruguai.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?