metropoles.com

Lula comemora eleição de delegado da PF para comandar a Interpol

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza é o primeiro brasileiro eleito para o cargo de secretário-geral da Interpol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza
1 de 1 delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza pela eleição para o cargo de secretário-geral da Interpol. Com oito votos, ele será o primeiro brasileiro a chefiar o órgão.

“Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo”, escreveu Lula em uma publicação no X (antigo Twitter).

O nome do delegado ainda deve ser ratificado em Assembleia Geral da organização, que ocorrerá em novembro. Caso a indicação seja acolhida, Urquiza comandará a Interpol em um mandato que vai de 2025 e 2030.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, também se manifestou sobre a indicação do delegado.

Ao abrir a sessão desta terça-feira (25/6), Barroso destacou que se trata do cargo executivo mais importante, internacionalmente, para a cooperação policial entre os países e para o combate ao crime transnacional. “Cumprimento, portanto, a Polícia Federal brasileira por essa importante indicação”, destacou.

Atualmente, o delegado exerce o cargo de diretor de cooperação internacional da PF. Além disso, desde 2021, tem mandato como vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol.

“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial”, ressalta o governo brasileiro em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?