Lula cita perseguição e presta apoio a Petro, alvo de investigação
Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, é alvo de uma investigação das autoridades eleitorais. Lula prestou solidariedade ao aliado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (10/10), o anúncio de investigação da autoridade eleitoral da Colômbia contra o presidente Gustavo Petro.
Em uma publicação no X, o chefe do Executivo brasileiro citou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), falou em perseguição política, e prestou solidariedade ao aliado.
“Como alguém que já foi vítima de todo tipo de perseguição política, manifesto minha solidariedade ao presidente Gustavo Petro”, escreveu o petista.
“Não se pode abrir mão do devido processo legal, ainda mais quando o que está em jogo é a vontade do povo expressa democraticamente pelas urnas. Lembro que, em 2016, a presidenta Dilma foi vítima de um processo de impeachment sem fundamentação legal e esse foi o início de um período turbulento e traumático na história do Brasil” complementou.
Nessa terça-feira (8/10), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Colômbia abriu uma investigação contra Petro para apurar uma suposta violação ao regime de financiamento de campanhas. O presidente colombiano é acusado de omitir informações acerca do recebimento e pagamento de valores durante campanha eleitoral.
Petro nega as acusações e se diz vítima de uma tentativa de golpe de Estado.