Lula cita eleições na UE e defende unir democratas contra o extremismo
Ao lado de presidente croata, Lula citou as eleições do Parlamento Europeu e afirmou que as regiões estão ameaçadas pelo extremismo político
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Croácia, Zoran Milanović, na manhã desta segunda-feira (3/6). Os líderes tiveram uma reunião no Palácio Itamaraty.
Durante o discurso, o chefe do Executivo brasileiro citou as eleições do Parlamento Europeu, que ocorrerão entre 6 e 9 de junho. Ele também defendeu a união de democratas “para vencer o totalitarismo”.
“Nossas regiões estão ameaçadas pelo extremismo político, pela manipulação da informação, pela violência que ataca e silencia as minorias”, afirmou Lula.
“O processo de renovação política na União Europeia se aproxima. As 720 vagas do Parlamento Europeu estarão em disputa. A vitalidade da democracia é fundamental no momento em que vivemos. Para vencer o totalitarismo, será preciso unir todos os democratas”, acrescentou.
Lula também agradeceu ao presidente croata e aos embaixadores europeus pela solidariedade diante da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, ressaltou a necessidade de uma desescalada no confronto entre Rússia e Ucrânia e do cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
A viagem de Milanović marca a primeira visita de um presidente croata ao Brasil desde o início das relações diplomáticas entre os países, em 1992.
Durante a passagem, também estão previstas reuniões com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com empresários da Câmara de Comércio Croata-Brasileira e governadores.