Vídeo: Lula, Pacheco, Lira e Fachin sobrevoam áreas atingidas no RS
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acompanham Lula em viagem ao RS
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, na manhã deste domingo (5/5), na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, acompanhado de autoridades, para monitorar as ações do governo federal na região.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participam da agenda. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin também integra a comitiva. Compõem o grupo ainda 13 ministros de Estado, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o comandante do Exército, general Tomás Paiva.
A comitiva foi recebida pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). Veja o momento da chegada:
Lula e as autoridades seguiram de helicóptero para a capital, Porto Alegre, e sobrevoaram regiões afetadas pela catástrofe.
Em Porto Alegre com o governador @EduardoLeite_. Todos os poderes e níveis de governo trabalhando unidos neste momento de emergência. Seguiremos trabalhando juntos pela recuperação das regiões afetadas pelas fortes chuvas.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/KRKi0iwhro
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2024
Com 66 mortos, o episódio é considerado o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul. A tragédia já afeta 332 municípios e um total de 707.190 pessoas.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, 101 pessoas seguem desaparecidas em meio às enchentes. Outras 155 ficaram feridas. O comunicado aponta ainda 80.573 desalojados.
Neste sábado (4/5), os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, chegaram a Porto Alegre para coordenar a instalação de uma sala de comando operacional do governo federal na região.