Lula chega ao Itamaraty para recepção a chefes de Estado estrangeiros
Pelo menos 17 chefes de Estado estão em Brasília para participar da posse de Lula. Itamaraty estima 2 mil presentes no evento
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Palácio do Itamaraty para a recepção aos chefes de Estado por volta das 21h, deste domingo (1º/1). Na sede do Ministério das Relações Exteriores, Lula participa de um jantar com autoridades internacionais que vieram prestigiar os eventos relacionados à posse presidencial.
O petista saiu do Palácio do Planalto, onde conduziu a nomeação dos ministros de Estado, e chegou ao Itamaraty acompanhado da esposa, Rosângela Silva, a Janja, e ao som de gritos de apoiadores. Esta é a última etapa de solenidade de posse do presidente da República.
Chefes de Estado e seus representantes começaram a chegar à sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) por volta das 18h. Os primeiros a chegar foram os presidentes da Alemanha, Argentina, Portugal e Angola. O cerimonial do Itamaraty estima que 2 mil convidados participam do evento.
Ao menos 65 delegações compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros confirmaram presença na solenidade. Considerando confirmações de todos os níveis, de embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estão representados na posse.
[/re/latedposts]O presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, parou para conversar com a imprensa. Ele confirmou que tem uma reunião com Lula nesta segunda-feira (2/1), às 12h, para “estreitar as relações entre os dois países”. Sousa também disse que o mandatário brasileiro deverá ir a Portugal no primeiro semestre de governo.
A cerimônia de posse deste domingo conta com a presença de pelo menos 17 chefes de Estado. Entre eles, lideranças estratégicas da América Latina, como os presidentes da Argentina, Alberto Fernandéz; do Chile, Gabriel Boric; e da Colômbia, Gustavo Petro.
A China enviou o vice-presidente do país, Wang Qishan, como líder da comitiva que veio a Brasília. A União Europeia, outro parceiro estratégico do país, está representada por chefes de Estado como o rei da Espanha, Felipe VI, e o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.
O número de líderes internacionais confirmados na posse de Lula bate o recorde atual, marcado na primeira vez em que o petista assumiu a Presidência, em 2003, quando 12 estiveram presentes. Já na cerimônia que coroou Jair Bolsonaro (PL) como presidente da República, em 2019, 10 chefes de Estado participaram.
Com a presença de embaixadores e presidentes, aproximadamente 120 países estarão representados na posse de Lula. Segundo o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial do evento, encontros bilaterais são solicitados pelas delegações para os dias seguintes à posse.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, chegou acompanhado de sua esposa, Viviane Barci, para a solenidade no Itamaraty.
Veja a lista de chefes de Estado confirmados:
- Rei da Espanha, Filipe VI;
- Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier;
- Presidente da Angola, João Lourenço;
- Presidente da Argentina, Alberto Fernández;
- Presidente da Bolívia, Luis Arce;
- Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves;
- Presidente do Chile, Gabriel Boric;
- Presidente da Colômbia, Gustavo Petro;
- Presidente do Equador, Guillermo Lasso;
- Presidente da Guiana, Irfaan Ali;
- Presidente de Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló;
- Presidente de Honduras, Xiomara Castro;
- Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez;
- Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa;
- Presidente do Suriname, Chan Santokhi;
- Presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta;
- Presidente do Uruguai; Luis Alberto Lacalle Pou;
Representando o presidente do México, virá a primeira-dama, Beatriz Gutiérrez Müller.
A seguir, vice-presidentes e chefes de Governo:
- Vice-presidente da China, Wang Qishan
- Vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés Mesa;
- Vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa, Jr.;
- Vice-presidente do Panamá, José Gabriel Carrizo;
- Primeiro-ministro da República de Guiné, Nuno Gomes Nabiam
- Primeiro-ministro do Mali, Choguel Kokalla Maïga;
- Primeiro-ministro do Marrocos, Aziz Akhannouch;
- Primeir0-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.