Lula chega a NY para participar da Assembleia Geral da ONU
A viagem a bordo do Aerolula, como é conhecido o Airbus A319-ACJ, se dá após a passagem de Lula por Cuba
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pousou no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado (16/9), para participar da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).
A viagem a bordo do Aerolula, como é conhecido o Airbus A319-ACJ, se dá após a passagem por Cuba, para participação na cúpula do G77, grupo de países em desenvolvimento. Mais cedo, Lula visitou o ex-presidente cubano e irmão de Fidel Castro, Raúl Castro. O mandatário brasileiro estava no país caribenho desde sexta-feira (15/9).
O pouso em Nova York ocorreu por volta das 23h, no horário de Brasília. O presidente Lula deixou o avião e se dirigiu ao hotel no qual ficará hospedado. O mandatário brasileiro será recebido no hotel por apoiadores. A expectativa é de que ele fique em solo norte-americano até a próxima quinta-feira (21/9).
Veja o momento da chegada do presidente ao hotel
Agora: Presidente @LulaOficial chega a Nova York para participar da Assembleia-Geral da ONU.
(🎥: @SamPancher) pic.twitter.com/gdZL322geH
— Metrópoles (@Metropoles) September 17, 2023
Acompanham o presidente uma comitiva de ministros, como os da Fazenda, Fernando Haddad; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Saúde, Nísia Trindade; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do Trabalho, Luís Marinho; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; de Cidades, Jader Filho; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Cultura, Margareth Menezes.
Veja imagens de apoiadores do presidente:
Apoiadores do presidente @LulaOficial se concentram em frente ao hotel em que o presidente ficará hospedado em Nova York
🎥: @SamPancher pic.twitter.com/JJVgbECytB
— Metrópoles (@Metropoles) September 17, 2023
Assembleia Geral da ONU
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre a partir da próxima terça-feira (19/9), se estendendo até o dia 26 deste mês. O encontro reúne cerca de 193 países. O Brasil costuma abrir o evento.
Neste ano, o tema será “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.