Lula chama Vieira para falar de “solução pacífica” na Venezuela
Na abertura da reunião ministerial, o presidente disse que o ministro das Relações Exteriores deverá abordar o tema
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deverá tratar sobre as eleições na Venezuela durante a reunião ministerial desta quinta-feira (8/8), na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e demais titulares de pastas.
Na fala de abertura do evento, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo citou os temas a serem abordados por alguns ministros presentes.
“O companheiro Mauro vai fazer uma fala para explicar como está a organização do G20, e queremos que todos os ministros estejam envolvidos e falem um pouco das celeumas que estamos encontrando aí para encontrar uma solução pacífica para as eleições da Venezuela, é muito importante”, afirmou.
O governo brasileiro evita fazer declarações sobre algum vencedor na eleição presidencial na Venezuela. A posição inicial era de averiguar as atas eleitorais para concordar, ou não, com a reeleição de Nicolás Maduro.
Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, acompanhou o pleito e disse à GloboNews que será “necessário algum tipo de conversa de mediação“, já que o adversário de Maduro, Edmundo González, contesta o resultado das urnas.
“Claro que é lamentável que as atas não tenham aparecido”, comentou. “Não estou dizendo isso agora, eu disse isso para o presidente Maduro. Estive com ele no dia seguinte da eleição e perguntei sobre as atas. Ele disse que seriam publicadas”, completou.
Na terça-feira (6/8), em visita ao Chile, Lula falou pela defesa da “transparência dos resultados. O compromisso com a paz é o que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e promover o entendimento entre governo e oposição”.