metropoles.com

Lula chama Pacheco para reunião no Planalto nesta quarta

Expectativa é de que Lula inclua o presidente do Congresso Nacional na discussão do programa de revisão de gastos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida mostra presidente lula e rodrigo pacheco - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra presidente lula e rodrigo pacheco - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para reunião, nesta quarta-feira (13/11), no Palácio do Planalto, às 9h. Na mesa de discussão estão o programa de revisão de gastos públicos e o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 175/24, que delimita as regras para o pagamento das emendas parlamentares.

A princípio, o encontro estava fora da agenda oficial da Presidência da República e sem pauta divulgada. Logo depois, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que a reunião contaria ainda com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com o advogado-geral da União, Jorge Messias, com o líder do governo no Senado em exercício, Otto Alencar, e com o senador Davi Alcolumbre.

A reunião pode ser vista como um aceno dado pelo Planalto ao Congresso para incluí-lo no debate do corte dos gastos públicos. Senado e Câmara já haviam cobrado do governo participação nas discussões sobre as medidas de corte de gastos no orçamento da União.

Nessa terça-feira (12/11), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), negou ter recebido convite do presidente Lula para discutir o corte de gastos.

O petista tem se reunido, desde a semana passada, com os ministros que compõem a junta de execução orçamentária (JEO) para tratar da revisão nas contas públicas com o intuito de manter o equilíbrio fiscal.

O Metrópoles adiantou o descontentamento de Arthur Lira com o Palácio do Planalto por não ter sido procurado para dialogar a respeito do corte de gastos, visto que a ideia do Ministério da Fazenda é enviar ao Congresso Nacional proposta de emenda à Constituição (PEC) e projeto de lei (PL) sobre o tema.

Lira chegou a procurar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o assunto e destacou a necessidade de desvincular subsídios da saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?