metropoles.com

Lula chama modelo de privatização da Eletrobras de “sacanagem”

Em evento na Bahia, presidente Lula (PT) voltou a criticar a privatização da Eletrobras e afirmou que governo não vai vender os Correios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios
1 de 1 Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a privatização da Eletrobras nesta quinta-feira (11/5), e chamou o modelo de desestatização adotado de “sacanagem”.  As declarações foram feitas durante evento em Salvador (BA).

“Veja a sacanagem. O governo tem 43% das ações da Eletrobras, mas no conselho só tem direito a um voto (…) Então nós entramos na Justiça para que o governo tenha a quantidade de votos de acordo com a quantidade de ações”, disse Lula em discurso no lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo (PPA), em Salvador.

A Advocacia-Geral da União recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o modelo de provatização adotado no caso da Eletrobras. O ministro Nunes Marques, relator do caso, ainda não tomou decisão sobre o assunto.

O presidente seguiu a crítica, reclamando que mesmo que o governo queira comprar novamente as ações da estatal, terá de pagar três vezes mais que uma oferta feita por uma empresa privada.

“Se o governo quiser comprar de volta a Eletrobras e tiver um cara qualquer que ofereça R$ 30 bilhões, o governo tem que pagar três vezes a oferta que foi feita pelo setor privado. Ou seja, é a sacanagem para tentar evitar que o governo possa ser responsável pela energia que o povo tanto precisa.”

Além disso, Lula também afirmou que o governo não vai mais “vender” ativos da Petrobras nem dos Correios.

“Não vamos vender mais nada da Petrobras, os Correios não serão vendidos. Vamos tentar fazer com que a Petrobras possa ter a gasolina mais barata, o óleo diesel mais barato.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?