Lula: campanha será com cuidado para evitar “revés” no Congresso
Presidente Lula disse ser necessário considerar cada município, mas deu “certeza” de que fará campanha onde houver “adversário ideológico”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (20/6), que apoiará candidatos para as eleições municipais “com muito cuidado”, para evitar qualquer prejuízo na relação do Executivo com o Congresso Nacional. A fala ocorreu em entrevista à rádio Verdinha.
“O papel do presidente é um papel que exige mais cuidado e responsabilidade. Embora eu pertença a um partido político, eu tenho que levar em conta a base que me apoia no Congresso e extrapola meu partido político. Tenho que levar em conta se nas cidades esse partido está disputando, quem são os adversários”, explicou.
E garantiu que vai se empenhar mais onde adversários levaram a ideologia ao limite.
“Onde for adversário ideológico, dos negacionistas, pode ter certeza que eu vou fazer campanha. Vou cumprir meu horário de trabalho em Brasília e quando der 18h vou fazer campanha para os candidatos que podem melhorar a vida do povo. Mas com muito cuidado, porque não posso ter um revés de descontentamento no Congresso Nacional”, completou.
Questionado sobre uma possível candidatura para reeleição em 2026, Lula disse não querer incitar brigas internas no governo ao “insinuar dizer um nome ou dois”.
“O partido tem muitos candidatos, se pegar os ministros que eu tenho, eles são extraordinários, qualquer um deles está preparado. Quando vai decidir candidatura, vai medir os adversários. O que eu disse, eu sinceramente não posso discutir minha candidatura agora. Já fui abençoado por Deus por três mandatos”, falou.
Lula fala em “esforço incomensurável” para reeleição
Entretanto, o presidente adiantou que considera concorrer “se chegar na hora de decidir e eu perceber que os negacionistas que destruíram esse país, com armas, escola cívico-militar e mentir sobre religião, eu sinceramente vou fazer esforço incomensurável. Esse país precisa de gente com coração, compromisso, história”.
Lula está no Nordeste para realizar uma sequência de entregas e anúncios. O primeiro está marcado para o meio-dia, em Fortaleza (CE), a fim de anunciar investimentos em institutos federais no estado.
Depois, o presidente irá para a entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), também em Fortaleza. Até o fim da semana, Lula ainda passará pelo Piauí e Maranhão.