Lula busca com Colômbia “saída política” para crise na Venezuela
O presidente Lula afirmou que trabalha com o governo colombiano para restabelecer a “tranquilidade democrática” na Venezuela
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião com representantes da indústria farmacêutica, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (14/8). Na ocasião, o chefe do Executivo comentou as negociações sobre as eleições na Venezuela e disse buscar, junto ao governo colombiano, uma “saída política” para a crise no país.
A reunião com o setor farmacêutico estava marcada para às 15h30, mas começou por volta das 16h30. Lula justificou o atraso por conta de uma ligação “com a Colômbia”.
“Eu estava em um telefone com a Colômbia tentando ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país”, disse o presidente.
Os dois países tentam mediar o conflito, causado após a oposição contestar a vitória de Nicolás Maduro nas eleições. O Brasil até agora não reconheceu o resultado e exige a divulgação das atas eleitorais para atestar a transparência do pleito.
Investimentos
Durante a reunião, o governo anunciou o investimento de R$ 42,7 bilhões no Plano Mais Produção, que busca impulsionar a política industrial no país. Ao todo, os recursos para o plano somam R$ 342,7 bilhões entre 2023 e 2026.
Participaram do evento o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Nísia Trindade (Saúde), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos).