metropoles.com

Lula: Brasil terá o “verão com menos dengue na história do país”

O governo do presidente Lula lança nesta quarta-feira (18/9) um plano de ação para reduzir os impactos da dengue no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula e Nísia
1 de 1 Lula e Nísia - Foto: Reprodução

O governo federal lança nesta quarta-feira (18/9) um plano de ação para prevenir os impactos da dengue e outras arboviroses no país. Em 2024, o Brasil registrou número recorde de casos da doença.

O programa foi lançado em uma cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que “quer ter o verão com menos dengue na história desse país”. “A gente tem que provar pra gente mesmo que a gente pode vencer a dengue. Não é possível que a gente não consiga vencer o mosquito. Não é uma tarefa só da Saúde, é uma tarefa da sociedade brasileira. Na minha casa, eu tenho que cuidar. Se todo mundo cuidar, a cidade vai estar limpa”, disse.

“Resolvemos antecipar a campanha para que a gente tenha tempo”, afirmou o presidente. “Precisamos preparar a sociedade brasileira, porque os mosquitos estão na casa de cada um de nós”, pontuou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, sendo a maioria registrada ainda no primeiro semestre do ano. Em 2023, o número foi de 1,6 milhão. A doença ainda resultou na morte de cerca de 5 mil pessoas.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a expectativa é que em 2025 haja uma redução no número de casos. “No estudo feito neste momento aponta-se para uma situação em 2025 que não será de maior gravidade do que 2024”, destacou.

O plano é dividido em seis eixos: prevenção; vigilância; controle vetorial; organização da rede assistencial; preparação e resposta às emergências; e comunicação e participação comunitária. Será um total de R$ 1,5 bilhão em investimentos – desde vacinas, portarias emergenciais com planos de ação, testes rápido e métodos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?