metropoles.com

Lula diz que vai recolocar o Brasil no centro da geopolítica mundial

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito, viaja ao Egito na segunda-feira (14/11) para participar da Conferência do Clima da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida mostra Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito, em pé em um palco. Ele usa terno e segura um microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito, em pé em um palco. Ele usa terno e segura um microfone - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, afirmou, nesta quinta-feira (10/11), que pretende recolocar o Brasil no “centro da geopolítica mundial”. A declaração foi feita durante reunião com parlamentares de 14 partidos, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo.

Na próxima segunda-feira (14/11), o político embarca para o Egito, onde participará da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27. O evento teve início no último domingo (6/11) e contará com a participação de representantes de mais de 150 países.

6 imagens
Lula fala a parlamentares de 14 partidos no CCBB em Brasília
É a primeira viagem do presidente eleito a Brasília desde o segundo turno
Lula falou no local onde está funcionando a transição, o Centro Cultural Banco do Brasil
Parlamentares de 14 partidos acompanharam discurso de Lula
Lula se emocionou no discurso
1 de 6

Lula se emociona ao falar sobre os brasileiros que passam fome

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

Lula fala a parlamentares de 14 partidos no CCBB em Brasília

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

É a primeira viagem do presidente eleito a Brasília desde o segundo turno

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Lula falou no local onde está funcionando a transição, o Centro Cultural Banco do Brasil

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Parlamentares de 14 partidos acompanharam discurso de Lula

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Lula se emocionou no discurso

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em discurso nesta quinta, Lula ressaltou os planos de manter diálogos com líderes internacionais e de reaproximar o Brasil de outras nações. Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), as relações brasileiras com outros países foram marcadas por crises.

Ele aproveitou para alfinetar Bolsonaro.

“Estou viajando segunda-feira (14/11) para o Egito. Vou ter mais conversas com líderes internacionais em um único dia do que o Bolsonaro teve em quatro anos. Uma das coisas que vamos fazer é recolocar o Brasil no centro da geopolítica internacional”, afirmou.

O presidente eleito citou conversas que teve com presidentes de diversos países após o anúncio de sua vitória nas urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 30 de outubro. Segundo Lula, a chegada de um novo governo gera “expectativas” no mundo.

“Vocês não têm noção da expectativa que o Brasil está gerando no mundo. A expectativa é tão grande que o [Vladmir] Putin [presidente da Rússia] ligou, o [Volodymyr] Zelensky [presidente da Ucrânia] ligou. Em um único dia, eu recebi 26 telefonemas, coisa que o Bolsonaro talvez não tenha recebido nenhum”, disse.

Lula na COP27

Além dos enviados pelo governo federal, a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de aliados é esperada no encontro.

Durante a COP26, em Glasgow, no Reino Unido, o governo do presidente Jair Bolsonaro, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2022, fechou acordos importantes para proteção do meio ambiente, como a neutralização de dióxido de carbono até 2028, redução das emissões de metano em até 30% e o compromisso para reverter a perda florestal e a degradação do solo até 2030.

Entretanto, a gestão atual não executou ações concretas para cumprir os acordos e chega ao Egito sem apresentar bons resultados sobre a preservação do meio ambiente e a redução de gases de efeito estufa.

Reunião com parlamentares

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, na manhã desta quinta-feira (10/11), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo. No CCBB, Lula se reúne com parlamentares aliados. É a primeira vez que o petista comparece ao local. Ele também terá uma série de reuniões internas.

A agenda com deputados e senadores tem o objetivo de ampliar a base do futuro governo no Congresso Nacional. O encontro também terá como pauta a articulação da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que garante a manutenção do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, e o aumento real do salário mínimo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?