metropoles.com

Lula autoriza férias de Haddad de 2 a 12 de janeiro de 2024

Diferentemente da maioria dos ministros, Haddad estará de férias quando Lula realizar ato para marcar um ano das invasões golpistas, em 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por 10 dias, de 2 a 12 de janeiro de 2024, segundo despacho publicado na edição desta quarta-feira (27/12) do Diário Oficial da União (DOU). O ministro deverá retornar às atividades em Brasília apenas na segunda-feira seguinte (15/1). O substituto de Haddad será seu número dois, o secretário-executivo Dario Durigan.

O petista planeja realizar um ato em Brasília para marcar um ano das invasões golpistas às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, e gostaria de contar com a maioria de seus ministros no evento. A presença do titular da pasta econômica foi dispensada.

Antes de sair de férias, há expectativa de que Haddad anuncie um conjunto de medidas econômicas, incluindo uma medida provisória (MP) para compensar o fim da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia.

A prorrogação da desoneração até 2027 foi aprovada pelo Congresso, em seguida, o presidente vetou o projeto. Os parlamentares, no entanto, derrubaram o veto presidencial em 14 de dezembro.

Preocupado com o rombo nas contas públicas decorrente dessa possível extensão, o governo defendeu judicializar a questão, por considerar que a medida é inconstitucional. Caso a MP alternativa à prorrogação da folha seja publicada ainda em 2023, ela tem vigência imediata e força de lei.

Outros ministros em férias

A publicação oficial ainda traz autorização de férias de outros ministros: Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), de 2 a 5 de janeiro; Anielle Franco (Igualdade Racial), de 22 de janeiro a 2 de fevereiro; Nísia Trindade (Saúde), de 2 a 11 de janeiro; e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), de 2 a 5 de janeiro.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também goza de férias entre 26 de dezembro e 5 de janeiro de 2024. Já o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, fica fora de 26 de dezembro a 7 de janeiro de 2024.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, está em descanso entre de 26 de dezembro a 5 de janeiro. Na ausência dos titulares, as pastas são comandadas pelos respectivos secretários-executivos. No caso da Justiça, por exemplo, o interino é Ricardo Cappelli.

Recesso de Lula

O próprio petista está em recesso entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro e havia pedido que os ministros não tirassem férias no mesmo período. Acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ele vai passar o Réveillon na Restinga da Marambaia, ilha localizada no litoral fluminense, onde a Marinha tem uma base naval.

No período, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, não assumirá a Presidência de forma interina, até porque o titular seguirá em território brasileiro, mas permanecerá em Brasília a pedido do presidente.

Veja até quando vai o recesso de cada um dos Poderes e o que funciona

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?