Lula assinará MP para retomar obras educacionais, diz Camilo Santana
Ministro da Educação, Camilo Santana citou próximos anúncios do MEC durante fala na XXIV Marcha dos Prefeitos, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, nesta quarta-feira (29/3), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará em breve uma medida provisória para “retomar todas as obras” educacionais do país. A fala foi feita durante participação na XXIV Marcha dos Prefeitos, em Brasília (DF).
“Nós estamos aguardando só a data para que o presidente da República anuncie um programa, e ele vai assinar uma medida provisória onde nós vamos retomar todas as obras, permitindo a atualização do valor das obras para o valores atuais, porque é impossível um prefeito terminar uma obra que tá a 5, 6, 4 anos parada com o mesmo valor”, explicou Santana.
De acordo com o titular da Educação, o programa também fará a reativação de contratos já encerrados “para garantir que todas as obras de creches e escolas sejam concluídas neste país”. Camilo Santana estimou mais de 4 mil construções paralisadas, com cerca de 3.600 no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O ministro afirmou que, apenas neste mês, o FNDE pagou quase R$ 604 milhões em medições atrasadas. O valor, de acordo com Santana, seria o mesmo que a gestão passada pagou durante todo o ano de 2022.
Durante o discurso, o ex-governador do Ceará destacou também alguns dos próximos anúncios a serem feitos pelo MEC, como o reajuste do programa de transporte escolar e programas para alfabetização na idade certa e ampliação do ensino em tempo integral no país.