metropoles.com

Lula assina a aposentadoria da ministra Rosa Weber do STF

Aposentadoria de Rosa Weber saiu no Diário Oficial da União desta sexta (29/9), mas só vale a partir deste sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida da cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF aposentadoria
1 de 1 Imagem colorida da cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF aposentadoria - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A aposentadoria da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), saiu publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29/9). O documento é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.

Apesar de ter sido publicada hoje, a aposentadoria só vale a partir deste sábado (30/9). Rosa Weber ocupava a presidência da Corte até ontem, quando deu lugar ao ministro Roberto Barroso.

Confira a publicação:

Imagem de documento mostra Aposentadoria de Rosa Weber - Metrópoles
Aposentadoria de Rosa Weber

Na última quarta-feira (27/9), a ministra Rosa Weber fez um discurso emocionado na despedida da Corte, na última sessão plenária antes da aposentadoria. Após a definição de tese final para o caso do Marco Temporal indígena, Weber falou com os outros 10 ministros, um por um. Agradeceu e comentou o tempo de trabalho juntos.

Ela prometeu continuar o compromisso “vigilante com a democracia” e disse ter sido uma “honra inexcedível” presidir o STF. “O Supremo Tribunal Federal permanece firme, vigilante e resiliente na defesa dos valores democráticos e pela concretização das promessas civilizatórias da Constituição da República”, destacou em discurso, com os olhos marejados.

11 anos no STF até aposentadoria

Rosa Weber esteve à frente da Corte constitucional no último ano e se aposenta ao completar 75 anos, no início de outubro. De 47 anos de magistratura, onze foram no STF. Ao lembrar que “a cada ciclo que se fecha, mexem-se as pedras do tabuleiro”, a ministra também elogiou os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que foram empossados como presidente e vice do STF, respectivamente, na quinta-feira (28/9).

Rosa Weber e Cármen Lúcia eram as duas mulheres numa Corte de 11 ministros. Weber também frisou em seu discurso a importância da diversidade no Judiciário. Ela lembrou ter sido a terceira mulher a integrar a Corte e disse: “A igualdade de gênero é expressão da cidadania e da dignidade humana e pressuposto fundamental da democracia”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?