metropoles.com

Lula após fala de Zelensky: “Poderia ter conversado antes da guerra”

Ao Metrópoles, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que voltaria a conversar com Lula a situação no leste europeu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomaz Silva/Agência Brasil
Imagem colorida do presidente Lula em evento do G20, falando em microfone e com plaqueta do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula em evento do G20, falando em microfone e com plaqueta do Brasil - Metrópoles - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta segunda-feira (16/9) que o Brasil não vai se envolver no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Na última semana, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou, em entrevista ao Metrópoles, que conversaria novamente com o presidente brasileiro, pois Lula “não é seu inimigo”. O líder ucraniano também criticou a posição brasileira sobre o conflito e chamou o acordo proposto entre Brasil e China para solucionar a questão de “destrutivo“.

O petista fez um discurso durante a cerimônia de formatura de diplomatas do Instituto Rio Branco e, sem fazer menção à fala de Zelensky, disse que “aqueles que querem conversar conosco agora poderiam ter conversado antes de começar a guerra”.

“Nunca o mundo viu o Brasil com tanta importância. Não é só por causa do agronegócio, não é só por causa do minério de ferro, não é só por causa da soja ou por causa da carne. É porque o Brasil, em se tratando de energia, é um país imbatível”, ressaltou o presidente em cerimônia no Palácio Itamaraty.

Em seguida, ele citou a guerra no leste europeu. “Por isso é importante o Brasil não participar da guerra da Ucrânia e da Rússia, por isso é importante o Brasil dizer que nós queremos paz, não queremos guerra. Aqueles que querem conversar conosco agora poderiam ter conversado conosco antes de começar a guerra”, pontuou Lula.

Veja aqui a declaração.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?