Lula anuncia recesso de fim de ano para terceirizados do Planalto
Presidente participou de evento com funcionários do Planalto e prometeu revisar o contrato de trabalho dos terceirizados
atualizado
Compartilhar notícia
Em evento de confraternização com os funcionários do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, nesta quinta-feira (21/12), garantir um período de recesso para os profissionais terceirizados que atuam no edifício. Segundo Lula, a perspectiva é tirar os profissionais da limpeza, segurança e outras áreas da “invisibilidade”.
“Hoje eu só tenho um aviso pra dar para vocês: que vocês vão começar a ter recesso, que todo servidor público tem que ter”, declarou o petista, bastante aplaudido. Segundo ele, o período de folga funcionária em formato de escalas, com parte da equipe folgando na semana do Natal, outra parte no Ano-Novo.
Lula explicou que tem estudado o contrato das empresas terceirizadas com o governo federal, e que a medida está prevista em portaria assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
“E eu estou estudando o contrato que a empresa que vocês trabalham tem com o Palácio do Planalto. Eu quero assumir o compromisso com vocês de que os servidores terceirizados que trabalham no Palácio do Planalto vão ser tratados de forma diferenciada, porque trabalhar no palácio presidencial deve ser uma promoção para os companheiros e as companheiras que trabalham aqui”, frisou.
Contrato
Em janeiro, Lula reuniu os profissionais que trabalham no Planalto após os ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes e depredaram os edifícios.
Na ocasião, o presidente agradeceu os trabalhadores que limparam a sede da Presidência da República no dia seguinte aos ataques antidemocráticos. Nas redes sociais, ele disse que os funcionários “limparam e reergueram” o Planalto “em pouquíssimos dias, depois do estrago feito por vândalos”.