metropoles.com

Lula anuncia R$ 318 mi para Plano Amazônia: “Passo extraordinário”

A verba foi liberada em parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o BNDES

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Presidente Lula e Ricardo Lewandowski participam da cerimônia de Assinatura de Contrato entre BNDES e MJSP recursos do Fundo Amazônia - metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Ricardo Lewandowski participam da cerimônia de Assinatura de Contrato entre BNDES e MJSP recursos do Fundo Amazônia - metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta segunda-feira (17/6), da solenidade para destinar R$ 318,5 milhões ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania. A verba foi liberada em parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na ocasião, o presidente classificou o plano como um “passo extraordinário para cuidar da Amazônia”. “Nunca antes na história do Brasil um contrato foi assinado por tanta gente e se pensou em dar um passo tão extraordinário para tentar cuidar da Amazônia”, afirmou Lula.

9 imagens
1 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
5 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
6 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
7 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
8 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
9 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

O presidente, entretanto, destacou a necessidade de acelerar a aplicação do plano, além de destacar que o próximo passo envolve a abertura de licitação pra comprar o previsto no orçamento.

“É importante que a gente apresse um pouco. O mandato é só de quatro anos, daqui a pouco acaba o mandato. Fica para [daqui] 50 anos alguém que queira cuidar da Amazônia. [É necessário ter] agilidade para fazermos as coisas acontecerem. Tem plano, dinheiro e gente pra executar. Nada mais pode atrasar”, destacou.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reforçou a fala do presidente. “Ele reclama, com razão, é que nossa legislação é extremamente formal e burocrática”, disse em entrevista a jornalistas.

“O presidente nunca disse que não deveríamos seguir as etapas. O que ele pede é que tenhamos atenção especial pra que mantenhamos o ritmo das licitações”, frisou o ministro da Justiça e Segurança Pública.

O plano prevê ações para combater o desmatamento ilegal na Amazônia e demais crimes ambientais, como o garimpo irregular. A proposta cobre as necessidades de nove estados compreendidos no bioma: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?