metropoles.com

Lula anuncia prioridades do G20 sob presidência do Brasil; veja lista

Na Índia, Lula anunciou que o lema do próximo evento, no Brasil, será “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Foto colorida de Luiz Inácio Lula da Silva, durante G20, na Índia. Ele recebe martelo de madeira do premiê indiano, Narendra Modi
1 de 1 Foto colorida de Luiz Inácio Lula da Silva, durante G20, na Índia. Ele recebe martelo de madeira do premiê indiano, Narendra Modi - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, neste domingo (10/9), a lista de prioridades do Brasil quando o país assumir a coordenação dos trabalhos do G20, em 1º de dezembro.

Durante discurso de encerramento da 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, em Nova Déli, na Índia, Lula reafirmou três prioridades da presidência brasileira: o combate à fome, pobreza e desigualdade; a transição energética e o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), além da reforma do sistema de governança internacional.

O presidente da República ainda anunciou o lema que o país adotará: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Ele defendeu que o G20 deve deixar de concentrar suas discussões em questões como a Guerra da Ucrânia e questões geopolíticas “que sequestrem a agenda de discussões de várias instâncias do G20”. “Se quisermos fazer a diferença, temos que colocar a redução das desigualdades no centro da agenda internacional.”

O meio ambiente também voltou ao discurso de Lula, quando ele afirmou que natureza tem dado “demonstrações de que nós precisamos cuidar dela com muito mais carinho”.

Veja vídeo.

Presidência

Durante a cerimônia de encerramento na Índia, Lula recebeu, do premiê indiano, Narendra Modi, o martelo de madeira que simboliza a presidência temporária do G20. Na prática, o Brasil assumirá por um ano a coordenação dos trabalhos.

A data começa em 1º de dezembro, seguindo o calendário da organização. O país sediará em 18 e 19 de novembro de 2024 a cúpula de líderes no Rio de Janeiro. Segundo Lula, serão realizadas reuniões de trabalho nas cinco regiões do país.

Força-tarefa

O presidente também confirmou que o Brasil vai criar duas forças-tarefa no âmbito do G20 para ampliar o combate à desigualdade ao longo da presidência brasileira: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.

“Precisamos redobrar os esforços para alcançar a meta de acabar com a fome no mundo até 2030, caso contrário estaremos diante do maior fracasso multilateral dos últimos anos. Agir para combater a mudança do clima exige vontade política e determinação dos governantes, e também recursos”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?