metropoles.com

Lula anuncia ministros nesta sexta-feira, diz Gleisi Hoffmann

Embora tenha dito que anunciaria ministros a partir de segunda-feira (12/12), presidente eleito deve adiantar nomes em coletiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva no CCBB - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva no CCBB - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve divulgar nomes de ministros já nesta sexta-feira (9/12). Após reunião com o diretório do partido, Gleisi confirmou a informação: “Ele [Lula] apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã”.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro é o favorito para o Ministério da Defesa. O nome estava sendo ventilado para o cargo desde o início da transição. Fernando Haddad, que hoje conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, também deve ser anunciado como chefe do Ministério da Fazenda.

Na Justiça, o favorito é o senador eleito Flávio Dino (PSB), que esteve com Lula nesta quinta. Já para a Casa Civil, a aposta dos aliados de Lula é que seja o governador da Bahia, Rui Costa, que também se reuniu com o presidente eleito durante a semana.

Nos bastidores, a senadora Simone Tebet (MDB) trabalhou para garantir a aprovação da PEC da Transição no Senado, na quarta-feira (7/12). Com isso, a pressão para que o governo eleito abra espaço em um ministério para a parlamentar aumentou. Até o momento, no entanto, não há definição de qual pasta será entregue a ela.

4 imagens
Rui Costa, principal nome ventilado para a Casa Civil
Fernando Haddad, dado como certo no Ministério da Fazenda
1 de 4

José Múcio também pode ser convocado para esclarecer compra de avião presidencial

José Cruz/Agência Brasil
2 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Rui Costa, principal nome ventilado para a Casa Civil

Paula Froes/Governo Bahia
4 de 4

Fernando Haddad, dado como certo no Ministério da Fazenda

Igo Estrela/Metrópoles

Anúncio

Lula havia afirmado que só divulgaria nomes de ministros após sua diplomação no Superior Tribunal Federal (STF), na próxima segunda-feira (12/12). Entretanto, o objetivo da nomeação é adiantar e melhorar a articulação entre Defesa, Congresso Nacional e Executivo, antes mesmo da posse.

O anúncio, porém, será adiantado. Lula marcou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9/12), a partir das 10h45, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões do gabinete de transição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?