Lula pode receber alta ainda neste domingo (1º/10), diz boletim médico
Presidente Lula passou por cirurgia na sexta-feira (29/9) e começou a fazer fisioterapia e exercícios, como andar e subir escadas
atualizado
Compartilhar notícia
O último boletim médico sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após cirurgia feita na sexta-feira (29/9), mostra que a recuperação está de acordo com o esperado. O texto diz que os médicos avaliam dar alta para o petista ainda neste domingo (1º/10).
Lula passou por cirurgia para tratar um quadro de artrose e aproveitou para retirar o excesso de pálpebra, procedimento chamado blefaroplastia. De acordo com a equipe médica que cuidou do mandatário da República, no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília, a operação, que durou cerca de quatro horas, foi bem-sucedida e sem intercorrências.
No boletim divulgado na manhã deste domingo, os médicos informaram que Lula continua com exercícios de recuperação. O presidente caminhou, desceu e subiu escadas no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Veja o texto:
O paciente Luiz Inácio Lula da Silva, submetido em 29/9 a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia, passou a noite estável e segue em recuperação. Caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica. As equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e o Prof. Dr. Giancarlo Cavalli Polesello, responsáveis pelo seu cuidado, avaliam a possibilidade de alta ainda para o dia de hoje.
Pós-cirúrgico e recuperação de Lula
O procedimento cirúrgico ortopédico ao qual o presidente foi submetido é chamado artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese.
Segundo o ortopedista Polesello, a alta do titular do Planalto dependerá do andamento da recuperação, que varia conforme o organismo do paciente. A expectativa, porém, é de uma melhora rápida, em função do quadro de saúde do mandatário. “Ele tem uma musculatura extremamente forte, faz exercício e é extremamente saudável”, destacou.
Ao todo, Lula deve ficar quase dois meses sem viajar durante o período de convalescença. O próximo compromisso internacional do presidente ocorrerá no fim de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha na volta da viagem.