metropoles.com

Lula alfineta articulação de Padilha após derrota do governo na Câmara

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou tom de brincadeira, mas pediu mais articulação: “Vai facilitar muito a vida”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Lula discursa no Conselhão
1 de 1 Lula discursa no Conselhão - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O governo federal está digerindo sua primeira derrota em votações no Congresso Nacional e, ainda que em tom de brincadeira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou seu ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (4/5). Padilha é o principal responsável pela articulação política do governo.

Lula participou da primeira reunião do recriado Conselhão (com 246 membros da sociedade civil) e, em discurso que foi lido (segundo o próprio Lula, “para não cometer nenhuma gafe e ser a principal notícia na imprensa”), improvisou em algumas partes. Em uma delas, fez a Padilha um elogio que trouxe crítica nas entrelinhas.

“A grande novidade na composição desse conselho – e nisso quero reconhecer o trabalho extraordinário do ministro Alexandre Padilha… Espero que ele tenha, dentro do Congresso Nacional, a capacidade de organizar e de articular que ele teve no conselho. Aí vai facilitar muito a vida… É porque esse conselho está mais diverso e representativo”, disse Lula.

Derrota “surpresa”

O governo Lula tem enfrentado dificuldades para consolidar sua base no Congresso, como ficou evidente da retirada de pauta do PL das Fake News na última terça (2/5). Nesta quarta, porém, a derrota foi no voto.

Em votação “surpresa”, o governo sofreu uma derrota diante da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 111/2023, que derruba trechos do decreto presidencial sobre saneamento básico. A sessão foi presidida por Marcos Pereira (Republicanos-SP), 1º vice, que alega ter agido sob orientação de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.

O governo tentou, mas não conseguiu obstruir a deliberação. A votação atingiu o placar de 295 a favor da derrubada e 136 contra. Pouco antes, a urgência foi aprovada por 222 votos a favor e 136 contra. Agora, o PDL relatado por Alex Manente (Cidadania-SP) seguirá para deliberação no Senado, onde precisa ser aprovado para entrar em vigor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?