metropoles.com

Vídeo: Lula diz que Brasil “conheceu fascismo e nazismo” com Bolsonaro

Presidente participou de congresso da União Nacional dos Estudantes. No evento, movimento entregou pauta com principais reinvindicações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e o presidente Lula
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e o presidente Lula - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (13/7), do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. Em um dos pontos de sua fala, o petista ressaltou que nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Brasil viu como “se pode destruir a democracia”. Ele ainda obserou que o país conheceu o fascismo e o nazismo na gestão anterior.

“Vocês precisam compreender uma coisa: como a democracia é importante. Há muito pouco tempo vocês conheceram o que é o fascismo, vocês conheceram o que é o nazismo, vocês conheceram apenas em quatro anos como é que se pode destruir a democracia e destruir as conquistas que às vezes a gente leva séculos para conquistar”, afirmou Lula, que esteve acompanhado do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, e da primeira-dama Janja da Silva.

“E eu espero que a gente tenha aprendido uma lição, a lição de que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita que a humanidade criou, mas não tem nada igual ela”, declarou.

Assista aqui à declaração do presidente Lula.

11 imagens
1 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
10 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
11 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles

 

Congresso da UNE

A 59ª edição do congresso estudantil ocorre entre 12 e 16 de julho, em Brasília. No evento, os estudantes entregaram a Lula uma carta com as principais demandas na área de educação.

Segundo o presidente, as pautas reinvindicadas são “longas, árduas e apimentadas”, mas que um governo como o dele, é capaz de aprovar as proposições.

No mesmo evento, nessa quarta-feira (12/7), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi vaiado por um grupo de pessoas. Ao discursar no congresso, o ministro defendeu a democracia e a liberdade, e falou em superação da didatura e do bolsonarismo no país.

“Eu saio daqui com a energia renovada. Pela concordância e pela discordância. Porque essa é a democracia que nós conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo, para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou Barroso em sua fala.

Nesta quinta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou a fala como “inadequada, inoportuna e infeliz”.

Nesta quinta, o ministro divulgou uma nota afirmando que estava se referindo ao “extremismo golpista”.

“Na data de ontem, em Congresso da União Nacional dos Estudantes, utilizei a expressão ‘Derrotamos o Bolsonarismo’, quando na verdade me referia ao extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria”, disse o ministro na nota.

“Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é perfeitamente legítima. Tenho o maior respeito por todos os eleitores e por todos os políticos democratas, sejam eles conservadores, liberais ou progressistas”, acrescentou Barroso no documento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?