metropoles.com

Lula admite inflação e vê como “essencial” baixar preço dos alimentos

Mais cedo, o presidente esteve em reunião para tratar da redução de preços de itens essenciais, como arroz, feijão e energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
O presidente Lula com a mão na boca - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula com a mão na boca - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a necessidade de reduzir o preço dos alimentos e produtos básicos, como a energia, para ter “credibilidade” com a população. A fala foi dada ao SBT News.

Para o chefe do Executivo, derrubar os preços é “essencial para que você possa voltar a ter credibilidade junto ao povo brasileiro”. Lula admitiu a alta dos valores “do arroz, do feijão e da energia”.

“A gente vai começar a colher aquilo que nós plantamos. A sociedade vai se dar conta de que as coisas vão melhorar. Para a sociedade estar feliz com o governo, é preciso que a economia esteja crescendo, o salário esteja crescendo e o preço da comida esteja baixando”, disse o petista.

Lula ainda falou ter alertado aos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia, sobre a necessidade de abaixar “o preço daquilo que vai na mesa do povo trabalhador”.

Mais cedo, o chefe do Executivo se reuniu com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, para tratar da redução dos preços de alimentos e produtos.

“Conversamos sobre o que pode ser feito para reduzir o preço de alguns produtos e alimentos, bem como ações para estimular a produção agrícola. Nosso compromisso é trabalhar para resolver os problemas reais do povo brasileiro”, afirmou Lula no X (antigo Twitter).

Em ano de eleições municipais, Lula busca aproximação e aprovação com setores do agronegócio. Dessa forma, o governo articula um “giro do agro” por locais como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Os compromissos do petista nessas regiões deverá envolver fiscalização de obras e anúncios de investimentos. Além disso, o plano é uma aproximação informal com um “churrasquinho” na Granja do Torto, onde fica a casa de campo da Presidência, após happy hours para aparar arestas com o Congresso.

Segundo Fávaro, existe uma boa aceitação de Lula por parte do agronegócio, especialmente após o crescimento do setor em 15,1% no primeiro ano do novo governo e valorização no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que teve alta de 2,9%.

Outro possível fator na busca de reduzir os preços pode ter sido um resultado abaixo do esperado em pesquisas como Quaest e Ipec, divulgadas na última semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?