metropoles.com

Lula pretende fechar acordo UE-Mercosul até 7 de dezembro

Acordo é uma das prioridades de Lula. Brasil encerra presidência do Mercosul na data, 3 dias antes a posse de Javier Milei na Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem presidente lula e haddad em bancada - metrópoles
1 de 1 imagem presidente lula e haddad em bancada - metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira (21/11), que pretende concluir as negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) até 7 de dezembro, data que marca o fim da presidência rotativa do Brasil no bloco sul-americano.

A data também é três dias antes da posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, eleito no último domingo (19/11) no país vizinho. Nessa segunda-feira (20/11), o titular do Planalto conversou por telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o tratado.

“Eu estou querendo negociar o Mercosul ainda na minha presidência [do bloco], gostaria de fazer um acordo. Passei todos os pontos ‘nervosos’ pra ela, e ela ficou de me dar uma resposta”, explicou o petista durante o programa Conversa com o Presidente, transmissão semanal do governo.

Veja reprodução da fala nas redes sociais:

imagem de tuite presidente lula - metropoles

O mandato rotativo do Brasil à frente do Mercosul termina em 7 de dezembro. A data foi escolhida para a reunião de Cúpula dos presidentes do bloco, no Rio de Janeiro, e deve ser um dos últimos compromissos de Alberto Fernández como presidente da Argentina, três dias antes da posse do sucessor, Javier Milei.

O governo brasileiro teme que os posicionamentos de Milei contra o bloco – entre eles, ameaças de deixar o Mercosul –, impeçam a conclusão do tratado, negociado há mais de duas décadas.

Além disso, uma eventual saída do país vizinho do bloco econômico teria um impacto no comércio entre os países-membros: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa).

3 imagens
Lula na reunião do Mercosul
Lula conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
1 de 3

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na abertura da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, na Argentina

Divulgação/Secom
2 de 3

Lula na reunião do Mercosul

Reprodução
3 de 3

Lula conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Secom/PR

Lula na reunião da COP28

O presidente também espera ter uma reunião com a líder europeia durante a viagem dos dois para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em 30 de novembro.

“Ela ficou de tentar, quem sabe, lá na COP28, fazer uma reunião comigo e apresentar uma resposta definitiva deles sobre a nossa demanda”, prosseguiu Lula.

Tratado de livre comércio

A União Europeia (UE) quer assinar acordo com o Mercosul dias antes de Javier Milei, eleito nesse domingo (19/11) à Presidência da Argentina, assumir o comando da Casa Rosada. A posse do político ultraliberal está prevista para 10 de dezembro.

Nesta segunda-feira (20/11), o bloco europeu declarou que as negociações têm sido “extremamente construtivas” e que o plano é no sentido de que o processo seja encerrado até o fim de 2023.

Em negociação há mais de duas décadas, a concretização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) é uma das apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o terceiro governo. Caso seja concluído, o documento criará a maior zona de livre comércio no mundo.

A proposta está em negociação desde 1999, e foi assinada 20 anos depois, no início da gestão de Jair Bolsonaro (PL). Mas, o acordo ainda não foi ratificado e; portanto, não entrou em vigor. Para que isso ocorra, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentares de todos os países membros dos dois blocos econômicos, além de passar por procedimentos internos de ratificação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?