metropoles.com

Lula acerta prioridades no Congresso em semana antes de ida ao Caribe

Na próxima terça-feira (27/2), o presidente Lula embarca em viagem para a Guiana, São Vicente e Granadinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Lula e Lira na PGR - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula e Lira na PGR - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcará em uma viagem internacional no fim deste mês de fevereiro. O chefe do Executivo irá para a Guiana e passará também por São Vicente e Granadinas. Porém, antes de embarcar, o petista se movimenta para definir questões que serão prioritárias para o governo no Congresso ao longo do ano.

A previsão é que Lula deixe o Brasil no dia 27 deste mês para, no dia 28, comparecer à 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), em Georgetown, na Guiana.

O evento começa dia 25 e encerra no dia 28. A presença do presidente brasileiro é descrita nos informes da convenção como a de “convidado especial”.

Depois, o chefe do Executivo partirá para São Vicente e Granadinas, no Caribe, para uma agenda relativa à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O Brasil retornou ao grupo em janeiro de 2023, com o início do governo Lula, após dois anos fora da comunidade, composta por mais 32 países. A volta foi interpretada como um retorno à diplomacia.

“O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é um passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e para a plena reinserção do país ao convívio internacional”, disse o Itamaraty, em nota, na ocasião.

Em 2020, o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu pela saída da Celac, por não querer aproximação com nações como Cuba e Venezuela, integrantes do bloco.

A volta de Lula para o Brasil deverá ocorrer no primeiro fim de semana de março.

Reunião com Lira e Pacheco

Antes de embarcar para a agenda internacional, o petista se reunirá com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para tratar das prioridades do governo no Congresso.

Os encontros devem ocorrer até esta quinta-feira (22/2). O presidente viaja para o Rio de Janeiro por causa do encontro do G20 e não estará em Brasília na sexta-feira (23/2) e no sábado (24/2).

Tensão

O ano começou com tensão entre os poderes Executivo e Legislativo. Um dos pontos de atrito é a Medida Provisória (MP) nº 1.202/2023, que estabelece a reoneração gradual para setores da economia. Além disso, o governo vetou R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão no Orçamento da União.

Em resposta à medida, Lira fez um discurso com fortes críticas ao Executivo durante a abertura do ano legislativo. “O Orçamento é de todos e todas, brasileiros e brasileiras. Não é nem pode ser de autoria do Executivo, muito menos de uma burocracia técnica, que, apesar do preparo – não discuto –, não foi eleita para escolher as prioridades da nação e não gasta a sola do sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros como nós, senadores e deputados”, alfinetou o presidente da Câmara.

Após a declaração, Lula e Lira se reuniram com o objetivo de acalmar os ânimos e definir um canal de diálogo mais direto entre os dois. O clima, no entanto, deve ser testado em votações importantes que o governo enfrentará no Congresso.

Entre as prioridades estão a regulamentação da reforma tributária, aprovada no fim do ano passado, e a resolução para a questão da MP da Reoneração. O governo avalia transformar o texto em um projeto de lei com urgência constitucional, o que aceleraria a tramitação da proposta. Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), a decisão sobre o futuro da medida será tomada ainda nesta semana.

Em reunião com ministros e líderes, nessa terça-feira (20/2), também ficaram definidas como prioridades no parlamento: o novo Ensino Médio; a transição ecológica; e o fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?