Lua cheia vermelha é reflexo da poluição e de incêndios no Pantanal
O fenômeno acontece devido à falta de chuva e ao acúmulo de partículas poluentes no ar, alterando a coloração da Lua
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a noite dessa segunda-feira (24/6), os moradores do Mato Grosso do Sul puderam ver a Lua, na fase cheia, em tons avermelhados.
As imagens foram registradas pelo fotógrafo JD Dervalho, com ajuda de um telescópio, em Aquidauana, a 296 Km de Corumbá (MS), região do Pantanal mais afetada pelos incêndios.
Ao G1 a meteorologista Josélia Pegorim afirmou que a mudança de cor da Lua é reflexo da poluição e dos incêndios que afetam o Pantanal do Mato Grosso do Sul. A falta de chuva e o acúmulo de partículas poluentes no ar fazem com que a coloração da Lua se transforme.
“Quando você tem muitos dias de ar parado, a poluição começa a ficar concentrada. Pode ser que esse efeito da lua vermelha diminua nos próximos dias, mas ainda tem muito inverno ainda pela frente, muita secura, muita poeira no ar para ficar concentrada. Infelizmente, esse é o inverno em que nós vamos ter menos chuva do que o normal”, explica a especialista.
MS em estado de emergência após incêndios
O governo do Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nos municípios atingidos por incêndios florestais. Publicado no Diário Oficial do estado, o documento de emergência tem prazo de 180 dias e busca promover um combate mais rápido e eficaz contra as chamas.
Em caso de risco iminente, os agentes poderão adentrar as casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular.